Descentralizado e voluntário: como é a moderação de conteúdo do Reddit

Sistema vem atraindo olhares de plataformas como Facebook e Twitter, mas modelo não é perfeito: rede não paga nem protege moderadores
Descentralizado e voluntário: como é a moderação de conteúdo do Reddit
Receba nossas newsletters de graça
Show de bola! Verifique sua caixa de entrada e clique no link para confirmar sua inscrição.
Erro! Por favor, insira um endereço de email válido!

Em um momento no qual redes sociais fritam seus neurônios em busca da melhor forma de moderar conteúdo em suas plataformas, o Reddit é um exemplo eficiente de moderação descentralizada, sob a qual usuários com melhor reputação na plataforma regulam as normas e suas aplicações.

É um modelo mais parecido com o usado pela Wikipédia, que conta um um exército de voluntários que lapidam diariamente os verbetes, do que com o das redes maiores e mais tradicionais, como Facebook e Twitter, que detêm o poder sobre o que sai do ar e se um conteúdo específico infringiu ou não as regras.

No Brasil, o Reddit ainda é relativamente pequeno: o /r/brasil, maior fórum brasileiro, possui cerca de 740 mil membros, enquanto o subreddit de política norte-americana tem mais de 7 milhões. A empresa não fornece dados oficiais por país, mas o site de dados Statista estima que o Brasil tenha 7,5 milhões de usuários cadastrados.

E o seu modelo vem atraindo a atenção até das grandes redes, que andam experimentando moderação descentralizada. A empresa de Zuckerberg vem dando mais poder a controladores de grupos e o Twitter anunciou que irá, pela primeira vez, experimentar essa descentralização de conteúdo dentro da própria plataforma ao incorporar usuários-moderadores no recurso Comunidades.


É importante porque...

- Cada vez mais redes, incluindo Facebook e Twitter, vem experimentando o modelo descentralizado pelo qual o Reddit é conhecido;

- Sistema não é perfeito e, apesar de ter vantagens, pode abrir espaço para abusos;

- Dependendo dos perfis dos moderadores, os fóruns podem levar à homogeneização de pensamentos e ideias.


Experiências de outras redes que já há muito operam assim, como é o caso do Reddit, acendem alertas para o lado menos bonito desse modelo, apontado por muitos como uma forma de proteger a liberdade de expressão online.

r/brasil
r/brasil: A casa dos brasileiros no Reddit. Leia as regras e participe de nossa comunidade! The Brazilian community on Reddit. Feel free to post in …

Um dos argumentos frequentemente utilizados por conservadores e atores de extrema direita que têm conteúdos removidos de redes sociais mainstream é o de que a ação ocorreu sem explicação ou justificativa.

Nesse sentido, a moderação voluntária descentralizada, como é o caso do Reddit, traz uma vantagem em termos de maior compreensão dos usuários daquela comunidade sobre as regras que são aplicadas a ele, explicou a pesquisadora em moderação de conteúdo em redes sociais Yasmin Curzi de Mendonça, do Centro de Tecnologia e Sociedade da FGV Direito Rio.

De maneira mais geral, ao descentralizar a moderação também se divide o processo de decisão, envolvendo outros atores além da plataforma, o que contribui para que haja menos decisões unilaterais e possivelmente autoritárias ou equivocadas por parte de uma rede.

No caso do Reddit, a autonomia dada aos moderadores chega a superar as regras da própria plataforma. Isto porque além de aplicar e garantir o cumprimento das regras do Reddit, moderadores têm a liberdade de definir regras específicas para os seus sub (abreviação de subreddit, o nome dado aos fóruns da plataforma).

“O modelo funciona" - declaração conjunta dos moderadores do fórum /r/brasil

Subs e moderadores têm autonomia para criar e executar regras. Mantendo a sanidade dos subs e dos seus usuários, afastando pessoas tóxicas”, disseram os moderadores do /r/Brasil. Eles preferiram manter anonimato para evitar perseguição de outros usuários.

Mas eles mesmos fazem uma importante ressalva: a descentralização serve aos dois lados. Esse tipo de organização descentralizada permite manter pessoas tóxicas em seus próprios subs tóxicos de origem, onde podem atuar livremente até que transgridam alguma regra do Reddit.

Nesse caso, esses sub serão quarentenados e eventualmente excluídos caso não se adequem às regras da plataforma.


MODELO NÃO É PERFEITO

A mesma estrutura que permite maior participação em processos de decisão também abre margem para abusos.

Moderadores brasileiros reclamam que a rede social não fornece apoio para eles em casos de agressões online, como doxxing

Prática virtual de pesquisar e de transmitir dados privados sobre um indivíduo ou organização (Wikipedia)

, ameaças contra a vida, agressões e até de sequestro.

Foi depois de ataques desse tipo que o grupo de moderadores do /r/brasil tomou providências em prol da própria segurança, independente das ações da plataforma.

Composto por editores, designers e advogados, o grupo passou a utilizar anonimato completo e perfis alternativos para moderar o sub, desvinculando a moderação de suas contas principais no Reddit.

"Foi por causa disto que resolvemos adicionar mais uma camada de proteção à moderação”, disseram moderadores do /r/brasil.

Glossário

  • Downvotes e upvotes: similar ao Youtube, o Reddit possui a ferramenta de upvotes e downvotes, um endosso ou uma desaprovação a comentários e conteúdos. O Reddit explica: “Se você acha que algo contribui à conversa, upvote. Se você acha que não contribui ao subreddit onde foi postado ou está fora do assunto em uma comunidade específica, downvote". Esses votos determinam a visibilidade de conteúdos no site. Em julho, o Twitter disse que começaria a testar o recurso de upvotes e downvotes.
  • Karma: é a sua reputação na comunidade, como se fosse seu score de crédito. Quanto mais interações, mais karma você acumula. Em algumas comunidades, apenas usuários acima de certo nível de karma podem comentar e participar.
  • Aviso: Ao entrar no /r/brasil, um novo usuário recebe o seguinte alerta -- “Para postar no /r/Brasil é necessário que sua conta possua 5 dias de existência e 15 de karma. Para conseguir karma, basta ir postando em outras comunidades. Isto é um pouco inconveniente mas nos ajuda bastante no combate contra trolls, spammers e evasões de banimento.”

Contatada pelo Núcleo, o Reddit respondeu que "nossas políticas do site explicitamente proíbem qualquer conteúdo ou comportamento que ameaça, assedie ou faça bullying contra grupos de pessoas ou indivíduos." (íntegra abaixo)

DESENHADO PRA SER ASSIM
Por mais interessante que seja, a própria arquitetura do Reddit abre margem para comportamentos tóxicos e abusos que, frequentemente, têm como alvo esses moderadores voluntários. O problema não é de hoje e já foi levado à atenção da plataforma diversas vezes.

Quando a situação se agrava, o Reddit não oferece apoio aos moderadores, até porque não há contato entre estes usuários e os administradores da rede, que são os funcionários pagos.  

“Quando precisamos de ajuda para combater coisas fora de nosso alcance a morosidade e falta de suporte é o ‘atendimento padrão’”, disseram os moderadores do /r/brasil.

Um moderador do /r/desabafos disse que embora já tenha tido contato em algumas ocasiões com um administrador, a orientação dada é sempre contatar o subreddit oficial para moderadores.

“O problema é que a gente postando ali, fica muito exposto aos usuários tóxicos” - moderador do subreddit /r/desabafos
r/desabafos
r/desabafos: Quer desabafar e não tem com quem fazer isso? Quer apenas ser ouvido sem ser julgado? Quer apenas despejar tudo e ficar com o coração …

Para Yasmin Curzi, há alternativas viáveis para aumentar a proteção aos moderadores, inclusive partindo da ideia de reputação, que já funciona na rede. Moderadores com mais karma estariam sujeitos a mais camadas de proteção.

Sem ações concretas da plataforma, moderadores fazem como podem, criando inclusive usuários alternativos, separados de suas próprias contas, para a moderação.

O recurso do downvote, por exemplo, pode ser usado de maneira orquestrada, inclusive para provocar a parte de moderação da plataforma que é automatizada.

“A gente vê, muito claramente, também em outras redes e não só no Reddit, casos de organização orquestrada de denúncia de posts, de downvotes em post, às vezes pessoas que se infiltram em comunidades específicas para fazer o conteúdo ser derrubado, fazer um conteúdo ser menos engajado. No Youtube é muito comum”, explicou a pesquisadora do CTS ao Núcleo.

Para os moderadores do /r/Brasil, ações como essa são um dos maiores desafios da moderação. “Acreditamos que sejam os MAVs (Militância em Ambientes Virtuais) pagos, já notamos movimentações estranhas em tópicos de assuntos políticos, no geral são de fácil identificação e remoção”, explicaram em resposta por escrito.

Um outro fator negativo também trazido por esse modelo de moderação diz respeito à questão do tempo e disponibilidade para atuar na moderação. Dentro do /r/Brasil, os usuários-moderadores se organizam informalmente, atuando dentro do tempo livre de cada um.

Mas certos perfis de pessoas tendem a ter mais tempo e disponibilidade para atuar na moderação do que outras, o que pode eventualmente levar à homogeneização de certos pensamentos ou ideias. “Essas pessoas acabam tendo maior controle do fluxo informacional ali dentro”, explicou Yasmin.


MODERAÇÃO PRO BONO?

Um dos pilares para chegar à moderação de um sub é assumir que ela não irá atrapalhar sua vida pessoal ou profissional, disseram os moderadores do /r/Brasil.

A verdade é que, para o Reddit, que superou a marca de 52 milhões de usuários diários, a atuação dos moderadores para muitas das mais de 100 mil comunidades é como um trabalho, mas sem remuneração ou direitos.

Outras redes mainstream, nas quais a moderação não é descentralizada, contratam e remuneram pessoas para fazer o mesmo trabalho que esses usuários-voluntários do Reddit desempenham.

Enquanto o Reddit possui cerca de 700 funcionários globalmente

Com previsão de dobrar esse número após um aporte de 250 milhões de dólares em fevereiro, segundo o Verge.

, o Facebook tem cerca de 58 mil, de acordo com o Statista.

Para Rafael Grohmann, professor da Unisinos e coordenador do Laboratório de Pesquisa DigiLabour, não é a contratação que define se a atividade exercida é trabalho ou não.

“Mesmo em outras plataformas, de entrega, e outros setores,  o vínculo é de trabalho, embora não se considere exatamente como empregado da plataforma. Acho que isso não é um bug, é um feature da economia de plataformas de uma maneira geral”, explicou ao Núcleo.

Os moderadores têm suas ressalvas. “Nos sentimos explorados pelos players capitalistas, como qualquer bom proletário. O sistema só funciona desta forma. Se o Reddit colocar moderadores em todos seus sub perde-se o sentido do sub”, disseram.

“A esperança (e o trabalho) dos moderadores é manter seus subs completamente autônomos da administração do Reddit. Resumindo um pouco, seria como se o Reddit pagasse o servidor para que o r/brasil exista”.

Para uma moderadora do r/desabafos, a experiência é interessante.

Por um lado, acho estranho eu estar voluntariamente trabalhando de graça para uma empresa multimilionária, por outro, posso conhecer pessoas novas e ter novos pontos de vista” - moderadora anônima do subreddit /r/desabafos.

Uma mudança concreta no caso do Reddit só acontecerá com uma pressão efetiva de vários países ao mesmo tempo, disse Grohmann.

“A gente tem colocado a importância da plataforma se responsabilizar por essas questões, seja de um gerenciamento decente com relação a essas pessoas que atuam como moderadores, e o combate a assédio e discriminações como elemento central para pensar em o que é um trabalho decente em plataformas digitais”, disse o pesquisador, que também atua como investigador do projeto Fairwork no Brasil.

Como fizemos isso…

As entrevistas com os moderadores dos dois subs mencionados na matéria foram feitas com troca de mensagens na própria plataforma.

No caso dos dois subs, os moderadores preferiram responder às perguntas de forma anônima e coletiva não só para garantir sua segurança, mas “principalmente para evitar estrelismos e "power mods", evitar o crescimento do ego para continuarmos no nosso "modelo de moderação auto-gestionado e não-hierarquizado”.

Entramos em contato com o Reddit por email com as seguintes perguntas:

  • Falamos com diversos moderadores voluntários de subs brasileiros e eles dizem que estão tomando medidas protetivas por si mesmos porque a plataforma não faz nada para os apoiar. O que o Reddit está fazendo para proteger moderadores brasileiros de assédio virtual?
  • O Reddit oferece alguma proteção legal a moderadores de outros usuários para coisas que ocorrem na plataforma (como ameaças e calúnias)?
  • O Reddit possui algum programa ou política ligado à saúde mental para moderadores?
  • Quantos usuários o Reddit tem no Brasil?
  • O Reddit reconhece que o trabalho feito por moderadores é uma forma de trabalho? Houveram discussões dentro da empresa para consolidar esse entendimento?
  • Você pode fornecer estimativas sobre o número de empregados e moderadores da Reddit no mundo?
  • Você pode fornecer uma estimativa da parcela de moderadores que são depois contratados como funcionários?

Resposta da empresa na íntegra:

“No Reddit, nossas políticas do site explicitamente proíbem qualquer conteúdo ou comportamento que ameaça, assedie ou faça bullying contra grupos de pessoas ou indivíduos. Nós atuamos sobre comunidades e usuários que postam ou encorajam conteúdos do tipo.

Moderadores têm acesso a gerenciamento de crise e recursos gerais no nosso Mod Help Center e nós também estabelecemos Conselhos de Comunidade para trabalhar próximo a moderadores em questões importantes. Temos um time de Comunidade dedicado que está focado em apoiar moderadores na plataforma.

Adicionalmente, nós oferecemos a moderadores extensivas ferramentas que os permitem rapidamente rejeitar conteúdos que não sejam adequados às suas comunidades. Entre outras coisas, essas ferramentas permitem que moderadores colapsem conteúdo potencialmente negativo, coloquem em vigor regras automatizadas, convoquem suporte de outros moderadores experientes se necessário, e denunciem interferência na comunidade diretamente ao Reddit.

Moderadores sempre podem entrar em contato conosco via www.reddithelp.com e r/modsupport. De maneira mais geral, nós continuamente avaliamos e evoluímos nossas abordagens para melhor apoiar nossos moderadores e comunidades."

Reportagem Laís Martins
Arte Rodolfo Almeida
Edição Alexandre Orrico e Samira Menezes

Texto atualizado às 9h26 de 14.0ut.2021 para incluir posicionamento do Reddit.

Receba nossas newsletters e traga felicidade para sua vida.

Não perca nada: você vai receber as newsletters Garimpo (memes e atualidades), Polígono (curadoria de ciência nas redes sociais) e Prensadão (resumo semanal de tudo o que o Núcleo fez). É fácil de receber e fácil de gerenciar!
Show de bola! Verifique sua caixa de entrada e clique no link para confirmar sua inscrição.
Erro! Por favor, insira um endereço de email válido!