Cadastre-se gratuitamente nas nossas newsletters

O mundo gamer nunca foi o mais receptivo para mulheres, e o megavazamento de dados internos da Twitch trouxe novas evidências disso.    

Na manhã de quarta-feira (6.out), corriam relatos no Twitter sobre um hacker ter disponibilizado no fórum 4chan, abertamente, um arquivo de 128 GBs com o material hackeado da Twitch. A plataforma de vídeo confirmou ter sido alvo de uma invasão.

Notícia do hack à parte, foi inevitável não olhar para os dados sobre remuneração de streamers desde 2019 que pipocaram nas redes sociais.

O Núcleo teve acesso aos dados baixados

Não forneceremos dados brutos desagregados.

, mas não conseguiu confirmar a integridade das informações dele.

Fizemos, então, uma análise com 77

Buscamos pelos 100 maiores, mas 33 não estavam na lista de pagamento vazada.

dos maiores streamers de língua portuguesa (a grande maioria brasileiros) em número de seguidores.

Foi constatado que, se os dados estiverem corretos, as mulheres brasileiras desse ranking, que são somente 5, ganham bem menos por seguidor desde 2019 -- levando em conta o número de inscritos em 6 de outubro.

Enquanto homens, em média, foram pagos em média USD 0,27 por seguidor, as mulheres levaram somente USD 0,16, uma diferença de 40%. Leve em conta que o cálculo por seguidor é apenas uma referência da remuneração de quanto um influenciador ganhou em proporção à sua audiência mais fiel.

Apenas como comparação, levando em conta o faturamento bruto desses streamers, cada homem acumulou, em geral, USD 240 mil desde 2019, enquanto as mulheres tiraram em média USD 87 mil no mesmo período.

Vale notar que as cinco mulheres da lista têm 30% a menos de seguidores em média.

A Twitch é um ambiente predominantemente masculino. Segundo a plataforma de dados Statista, a proporção mundial em 2019 foi de 2 homens para cada mulher na plataforma, sendo 73% abaixo dos 35 anos.

PAGAMENTO BAIXO?

Os streamers brasileiros, em geral, parecem não estar muito contentes com a política de remuneração da plataforma. Em agosto, ensaiaram uma greve para mostrar insatisfação com os repasses feitos pela companhia, que pertence à gigante de comércio eletrônico Amazon.

No Brasil, a empresa da Amazon tem seu segundo maior mercado global, atrás apenas dos EUA.

Alexandre Gaules, streamer com quase três milhões de seguidores, representa uma "terceira via": fez um vídeo sobre a nova política de preços da Twitch e falou que os produtores teriam que se adequar às mudanças, além de dizer que Jeff Bezos "não é patrão, é parceiro".

Para ajudar a botar fogo no parquinho, o youtuber Felipe Neto, que se gabou ano passado por ter comprado um computador de R$150 mil, disse que, caso os dados sejam verdadeiros, o Twitch está pagando "BEM MAL" aos streamers brasileiros.


Como fizemos isso

O Núcleo obteve a tabela vazada com dados de pagamentos para 10 mil streamers do Twitch no mundo todo, a qual não disponibilizaremos na íntegra.

A partir dessas informações, quisemos fazer o recorte no Brasil. Para isso, utilizamos o ranking do site Twitch Metrics para os 100 brasileiros com mais seguidores na plataforma (dica do site foi deste perfil no Twitter).

Cruzamos essa lista de top 100 com os dados do vazamento, e constatamos 77 streamers válidos, cujos nomes estavam na lista disponibilizada pelo hacker.

O Núcleo conseguiu verificar que dados foram vazados (conforme confirmado pela empresa), mas não foi possível verificar a integridade deles depois de postados.

Contatada via email, a Twitch não respondeu à solicitação do Núcleo.

Reportagem e análise Sérgio Spagnuolo
Colaboração Laís Martins e Lucas Lago
Edição Alexandre Orrico
Twitch
Acesse o NúcleoHub, nossa comunidade no Discord.