WhatsApp abriu as portas para o spam do emprego de R$5.000 por dia

Golpes oferecendo emprego com remuneração surreal inundam o principal app de mensagens do Brasil
WhatsApp abriu as portas para o spam do emprego de R$5.000 por dia
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Raio-x é uma editoria de análise crítica do Núcleo e contém opiniões

Golpe muito comum por mensagens de SMS e no Telegram, o famoso esquema do emprego-fácil-salário-alto passou a invadir também o WhatsApp nas últimas semanas, coincidindo com uma atualização no funcionamento da plataforma para negócios WhatsApp Business.

QUE GOLPE É ESSE? Diversos relatos sobre recebimento de mensagens com golpes oferecendo salários diários exorbitantes (tipo R$5.000/dia) por uma baixíssima carga de trabalho (tipo 20 minutos/dia) têm sido publicadas por usuários nas redes sociais.

Em abril, o jornalista Rodrigo Ghedin relatou que voluntariamente caiu num desses golpes para entender qual era o objetivo final da mensagem. Aparentemente é um velho golpe em novo formato, que busca receber pequenos valores em formas de taxas de pessoas que buscam emprego. O ganho seria no volume de pequenos golpes.

Uma recente enquete com seguidores do Núcleo no Twitter (não representativa da população, diga-se) constatou que 83% (ou 4 a cada 5 usuários) receberam o golpe de emprego do spam nos últimos 15 dias.

Exemplo de mensagem de golpe do emprego

O Núcleo ainda não conseguiu medir quantitativamente essa tendência a partir de ferramentas de escuta social, mas muitos relatos nas redes coincidem com mudanças na API do WhatsApp Business, anunciadas em 14.abr.2022.

COINCIDÊNCIAS. As mudanças na API entraram em vigor em 2.mai.2022 com o objetivo de facilitar o uso do Business por qualquer pessoa, removendo a necessidade de verificação completa de usuários que quiserem utilizar a plataforma de negócios do WhatsApp imediatamente.

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Em poucas palavras, APIs são recursos fornecidos pelo WhatsApp (ou por qualquer empresa que tenha produtos digitais) para automatizar o uso da ferramenta por terceiros

Isso significa que um usuário faz um cadastro como conta comercial e já pode sair disparando mensagens para 50 clientes num período de 24 horas. A necessidade de uma completa verificação como conta comercial só aconteceria se o perfil quisesse mandar mensagens para mais pessoas.

Como um número de telefone é barato no Brasil, um golpista pode adquirir vários números, criar várias contas, e multiplicar isso por 50/dia.

Um dos pontos positivos da política do WhatsApp de limitar a expansão da API era justamente evitar spam.

IMPORTANTE. Não confundir essas mudanças na API do Business com os recursos de Comunidades, anunciadas no mesmo dia e que estão em linha com a ampliação dos negócios da empresa, e que só passarão a valer no Brasil após as eleições de 2022, por conta de um acordo com o Tribunal Superior Eleitoral.

O WhatsApp nega problemas com spam na API do Business, mas não dá pra negar o fato de que spam cresceu significativamente

Segundo o site Business Insider, é um problema em outros países também, e o golpe é ridiculamente semelhante.

Reprodução do Business Insider

O QUE O WHATSAPP DIZ. O WhatsApp nega que as mudanças tenham tido esse efeito, mas é brutalmente cavernosa a coincidência entre o aumento no número de casos de scam de emprego e as mudanças na API.

Em nota por email, a empresa disse:

O WhatsApp não tem um problema com spams na API de negócios. Quando uma empresa que utiliza a API abusa da plataforma, nós tomamos medidas para coibir esse abuso. É importante ressaltar que as empresas que utilizam a API de negócios do WhatsApp precisam de um opt-in de seus clientes antes de enviar mensagens para eles.

Além disso, o WhatsApp conta com um sistema de integridade que é constantemente aperfeiçoado e bane automaticamente cerca de 8 milhões de contas por mês em todo mundo por comportamento não-autêntico no aplicativo.

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O WhatsApp encoraja que as pessoas reportem condutas inapropriadas diretamente nas conversas, por meio da opção “denunciar” disponível no menu do aplicativo (menu > mais > denunciar). Os usuários também podem enviar denúncias para o e-mail [email protected], detalhando o ocorrido com o máximo de informações possível e até anexando uma captura de tela.

Resposta do WhatsApp na Íntegra

O Núcleo entrou em contato com o WhatsApp em 17.mai.2022 e a resposta veio no dia seguinte. As perguntas estão descritas abaixo (a empresa tomou a liberdade de colocar os pontos 1, 2 e 5 na mesma resposta).

1. O WhatsApp identificou algum aumento no volume de spam desde as alterações na API do WhatsApp Business, anunciada em 14 de abril de 2022, com validade a partir de 2 de maio?

2. Se sim, é possível nos informar de quanto foi esse aumento?

5. O WhatsApp teria estatísticas de spam para compartilhar conosco?

O WhatsApp não tem um problema com spams na API de negócios. Quando uma empresa que utiliza a API abusa da plataforma, nós tomamos medidas para coibir esse abuso. É importante ressaltar que as empresas que utilizam a API de negócios do WhatsApp precisam de um opt-in de seus clientes antes de enviar mensagens para eles.

Além disso, o WhatsApp conta com um sistema de integridade que é constantemente aperfeiçoado e bane automaticamente cerca de 8 milhões de contas por mês em todo mundo por comportamento não-autêntico no aplicativo.

3. Essas mudanças na API do WhatsApp Business anunciadas em 14 de abril de 2022, como, por exemplo, não mais exigir verificação completa de novos usuários da plataforma, podem tecnicamente contribuir com um aumento de spam no WhatsApp?

Estamos focados em oferecer às pessoas uma experiência significativa quando conversam com empresas no WhatsApp. As pessoas estão no controle sobre com quais empresas conversam - elas podem entrar em contato para iniciar uma conversa ou optar por obter informações e atualizações de um negócio solicitando o contato da empresa. Também estamos aprimorando nossos recursos para ajudar a garantir uma experiência de alta qualidade.

Esses recursos incluem:

  • Garantir que as empresas cumpram nossas políticas comerciais.
  • A capacidade de as pessoas nos dizerem por que bloquearam uma empresa (por exemplo, que as informações enviadas não são mais necessárias ou que não optaram por recebê-las).
  • Novos sistemas que tornam mais rápido para o WhatsApp suspender o envio de mensagens de uma empresa quando as pessoas fornecem feedback de que tiveram uma experiência de baixa qualidade.
  • Reduzir o risco de mensagens de baixa qualidade ao continuar pedindo às empresas que enviem os templates (modelos) de mensagens para aprovação prévia.

4. O que o WhatsApp faz contra spam em sua plataforma, especificamente esse spam que busca ser predatório contra pessoas em necessidade de emprego?

Por utilizar criptografia de ponta a ponta como padrão, o WhatsApp não tem acesso ao conteúdo das mensagens trocadas entre usuários. O aplicativo não permite o uso do seu serviço para fins ilícitos ou não autorizados, incluindo para violar direitos de terceiros ou passar-se por outra pessoa. O WhatsApp encoraja que as pessoas reportem condutas inapropriadas diretamente nas conversas, por meio da opção “denunciar” disponível no menu do aplicativo (menu > mais > denunciar). Os usuários também podem enviar denúncias para o e-mail [email protected], detalhando o ocorrido com o máximo de informações possível e até anexando uma captura de tela.

CONTE SUA EXPERIÊNCIA PRA GENTE. O Núcleo lançou uma enquete no Twitter para entender se essa é uma experiência tida por mais pessoas além dos nossos editores e colaboradores.

(Vale notar que a enquete não tem falor representativo da população, é apenas uma ferramenta para identificar relatos)

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