"Robô" e "Twitter" são palavras que, combinadas, costumam disparar um alarme (lembra desse vídeo?). Mas nem só de robôs manipuladores a rede está cheia – tem muito bot útil, engraçado e crítico programado e funcionando a partir de perfis no Twitter. Aqui estão alguns deles.

O @GadoDecider analisa os tuítes de um perfil para definir se a pessoa (ou robô) em questão é gado. É só responder a um tuíte marcando a arroba e perguntando "é gado?".

O @weber_bot, deste próprio Núcleo que vos fala, compartilha a cada três horas os tuítes mais populares dos políticos brasileiros.

E o @projeto7C0 procura e compila tuítes apagados por políticos.

O @DolarBipolar anuncia a cotação da moeda todo dia, acompanhado de uma carinha triste (quando sobe) ou feliz (quando desce).

O @thesciencepulse, também deste Núcleo, monitora mais de 1.400 perfis da comunidade científica e analisa os dados de alcance dos tuítes postados nesse universo para mostrar os tópicos quentes entre os cientistas.

O @DistortBot pode não parecer muito útil mas, bom, isso depende da sua noção de "utilidade": você menciona a arroba na resposta a um tuíte com imagem e distorce  e deixa tudo BEM DOIDO.

O @colorschemez simplesmente cria paletas de cores aleatórias e dá os nomes mais bizarros a elas (em inglês).

E o @aceCourtBot transforma qualquer conversa em um diálogo do jogo Ace Attorney. Tudo que você precisa fazer para entender porque essa piração específica é tão divertida é marcar a arroba com a palavra "render".

Por fim, para pegar os robôs INDESEJADOS do Twitter – aquelas contas falsas criadas para apoiar políticos criando falsos volumes de conversas – tem o @pegabots.

Texto Clarissa Passos
Edição Alexandre Orrico

Leia também...