Twitter vai entregar dados para Musk procurar robôs

O Twitter pretende liberar o acesso ao fluxo total da sua rede social à equipe de Elon Musk, o bilionário que quer (ou queria?) comprar a empresa por US$ 44 bilhões.

O QUE HOUVE? Musk acredita que o Twitter subestima o número de robôs spammers em sua plataforma. Segundo estimativas oficiais, essas contas falsas responderiam por 5% do total de usuários.

Mais contas falsas implicam em menos olhos de pessoas de carne e osso para verem anúncios, o que leva a receitas menores.

Musk ameaça desfazer o negócio se o Twitter não puder provar que as contas falsas são, de fato, apenas 5% do total. Na segunda (6), ele oficializou o receio enviando uma carta à SEC (o equivalente norte-americano da nossa CVM).

Para muitos observadores, Musk está tumultuando o acordo para não honrá-lo ou forçar o Twitter a renegociar o preço. Em caso de desistência, ele teria que pagar “apenas” US$ 1 bilhão.

“MANGUEIRA DE INCÊNDIO”. Segundo o Washington Post, que antecipou a notícia, a direção do Twitter quer que a empresa seja vendida, por isso vai abrir o fluxo total de dados da plataforma. Em inglês, esse fluxo sem filtros é chamado de “firehose”, ou mangueira de incêndio.

Hoje, pouco mais de 20 empresas e parceiros do Twitter têm acesso a esse fluxo. Não é pouca coisa: estima-se que sejam publicados 500 milhões de posts por dia no Twitter.

A “mangueira de incêndio” inclui conteúdos dos posts e meta dados, como os dispositivos usados para a postagem, geolocalização, operadora de celular e muito mais. O acesso é restrito porque os dados são valiosos.

NO QUE VAI DAR? A própria liderança do Twitter não acredita que Musk e sua equipe conseguirão encontrar algo que eles desconheçam.

De qualquer forma, a sua parte o Twitter terá feito. Neste jogo de xadrez corporativo, agora é a vez de Musk fazer a sua jogada.

Via Washington Post (em inglês).

Post feito em parceria com o Manual do Usuário

Veja nossas publicações abertas

Você se inscreveu no Núcleo Jornalismo
Legal ter você de volta! Seu login está feito.
Ótimo! Você se inscreveu com sucesso.
Seu link expirou
Sucesso! Veja seu email para o link mágico de login. Não é preciso de senha.
Por favor digite ao menos 3 caracteres 0 Resultados da busca