Cadastre-se gratuitamente nas nossas newsletters


Ao longo dos últimos 10 dias, o Youtube removeu pelo menos 22 vídeos que promoviam desinformação e alegações de fraudes sobre a urna eletrônica e o sistema eleitoral em uma ação de moderação inédita pela plataforma.

A informação foi publicada pelo jornal O Globo nesta quinta-feira (09.jun.2022) e tem como base um monitoramento da Novelo Data.

Mudança nas políticas: É a primeira ação em massa que o Youtube faz desde que entrou em vigor sua nova política para desinformação eleitoral, em março deste ano.  

Um milhão em monetização: O Globo havia identificado em reportagem anterior que quase 2 mil vídeos circulavam na plataforma com inverdades sobre as eleições e somavam 58 milhões de visualizações. Esse conteúdo, segundo cálculo da Novelo e agência Bites, gerou monetização de até R$1 milhão para os canais que produziram o conteúdo.

45 vídeos em 3 meses: Em três meses, o Youtube já removeu 45 vídeos com alegações sobre fraude eleitoral, mas a maior parte das remoções ocorreu após 31.mai. Em 01.jun, foram 11 vídeos.

Texto Laís Martins
Edição Samira Menezes
YouTube
Venha para o NúcleoHub, nossa comunidade no Discord.