Núcleo cria aplicação para resumir conteúdo próprio com inteligência artificial

Nuclito Resume vai ajudar a economizar tempo de nossos leitores que não conseguem acompanhar todas as novidades

O Núcleo lança, nesta quarta-feira (20.mar.2024), uma aplicação para ajudar nossos leitores e leitoras a acompanharem o conteúdo do site de maneira rápida e eficiente.

O QUE É? O Nuclito Resume é uma aplicação com inteligência artificial que sumariza, em apenas 3 pontos essenciais, as reportagens e notas publicadas no site do Núcleo. O projeto tem apoio do International Center for Journalists (ICFJ).

PRA QUE FAZER ISSO? A aplicação foi criada porque, frente à enxurrada megazórdica de conteúdos e entulhos na internet (de notícias importantes a memes e click-baits), é difícil para seres humanos normais acompanharem o noticiário – mesmo que o assunto seja de seu interesse.

NOSSA META. Assim, o app permite que nossa audiência tenha, de maneira concisa e descomplicada, um panorama geral do conteúdo do Núcleo, com a opção de se aprofundar nos assuntos caso desejado.

A expectativa é otimizar o tempo das pessoas que desejam se manter atualizadas com nosso jornalismo.

A aplicação tem uma página própria no site e em breve estará embedada em outros lugares no site, como homepage e espaços de sugestões de leitura.

Captura de tela da aplicação Nuclito Resume

POLÍTICA DE IA. O Nuclito Resume foi idealizado a partir do nosso chatbot próprio de inteligência artificial, o Nuclito, e segue a política interna do Núcleo de nunca criar conteúdo original com IA, permitindo apenas o resumo de nosso conteúdo verificado e editado.

Leia nossa política de uso de IA aqui.

NEWSTECH. A iniciativa também faz parte dos esforços de inovação do Núcleo sob o qual, além de produzirmos jornalismo em formatos tradicionais, também desenvolvemos produtos de tecnologia.

OPEN SOURCE. A aplicação tem código aberto, distribuído sob a licença MIT, sob a qual usuários podem utilizá-lo e modificá-lo sem restrições, inclusive para uso comercial, sem necessidade de crédito ao Núcleo, contanto que novas versões também tenham código aberto e a mesma licença.

Receba nossas newsletters e traga felicidade para sua vida.

Não perca nada: você vai receber as newsletters Garimpo (memes e atualidades), Polígono (curadoria de ciência nas redes sociais) e Prensadão (resumo semanal de tudo o que o Núcleo fez). É fácil de receber e fácil de gerenciar!
Show de bola! Verifique sua caixa de entrada e clique no link para confirmar sua inscrição.
Erro! Por favor, insira um endereço de email válido!