Núcleo lança iniciativa para acompanhar a ciência no poder

Projeto Ciência Monitorada dará acesso gratuito para profissionais da academia ao Legislatech, ferramenta de monitoramento de documentos públicos

O Núcleo lança nesta terça-feira (27.fev.2024) o projeto Ciência Monitorada, com apoio do Instituto Serrapilheira e parceria institucional com a Agência Bori, para facilitar o monitoramento de documentos públicos brasileiros pela comunidade científica brasileira.

O QUE É O CIÊNCIA MONITORADA. A principal premissa do projeto é permitir que qualquer pesquisador e pesquisadora tenha acesso gratuito, por 12 meses, à nossa ferramenta Legislatech, que permite o acompanhamento customizado de documentos públicos, tramitações em casas legislativas e notícias.

A equipe do Núcleo vai validar os cadastros e entrar em contato com os inscritos individualmente para dar acesso à ferramenta. Os perfis aprovados terão acesso à ferramenta em até uma semana após o cadastro.

Para participar do Ciência Monitorada é preciso fazer parte da comunidade científica, ou seja, estar vinculado a alguma universidade ou instituição de ensino/pesquisa no Brasil ou no exterior.

OBJETIVO DO PROJETO. O objetivo é facilitar a vida de acadêmicos que precisam encontrar e acompanhar assuntos específicos em documentos do Poder Público de maneira consistente, automatizada e de graça.

"O Ciência Monitorada vai potencializar a capacidade da comunidade científica de qualificar os debates em torno de políticas públicas brasileiras, facilitar a participação ágil da academia em questões de interesse público e melhorar o mapeamento de impactos das pesquisas desenvolvidas", explica a gerente de operações do Núcleo Jade Drummond.

Ciência Monitorada
Acompanhamento de documentos públicos sobre temas de interesse acadêmico

Como funciona o CIÊNCIA MONITORADA

O Núcleo vai conceder acesso gratuito ao Legislatech aos participantes do Ciência Monitorada. Esse acesso gratuito equivale a R$500 por ano e será totalmente subsidiado pelo Instituto Serrapilheira.

  • Os participantes do projeto poderão escolher até 20 termos diferentes para monitorar e selecionar em quais órgãos querem ficar de olho;
  • A cada menção ao termo escolhido em um documento público, o usuário poderá receber alertas por email e também acessar diretamente em um dashboard personalizado;
  • Além disso, é possível explorar todas as menções já encontradas direto na plataforma, na página "Dados".

Todos os termos monitorados por participantes do Ciência Monitorada e os respectivos documentos encontrados ficarão disponíveis em um painel público, que será divulgado no final de março. 

A ideia é permitir que o público em geral acompanhe o que a comunidade científica brasileira está monitorando do poder público.

SOBRE O LEGISLATECH

O Legislatech foi desenvolvido para monitorar a Câmara dos Deputados, o Senado, o Poder Executivo, assembleias legislativas, governos estaduais e veículos de imprensa em busca de assuntos do seu interesse, vasculhando documentos publicados e gerando conhecimento que pode ser transformado em ações.

COMO USAR O LEGISLATECH

Para utilizar a ferramenta, basta escolher três parâmetros diretamente na plataforma:

  1. Quais termos você deseja monitorar em documentos do governo brasileiro;
  2. Em quais órgãos quer ficar de olho;
  3. Com qual periodicidade deseja receber os alertas automatizados.

A partir disso, a ferramenta faz um monitoramento customizado para a sua necessidade, coletando de hora em hora todos os documentos que mencionam as palavras-chave do seu interesse nos órgãos do governo que você escolheu monitorar.

Quem utiliza o Legislatech pode acompanhar todos os dados coletados via:

  • Relatório automatizado por e-mail;
  • Painel do Legislatech, na aba "Dados".

A ferramenta também permite a conexão com o ChatGPT para criar resumos automatizados de projetos de lei e documentos com uso de inteligência artificial, mas é preciso ter um token próprio da OpenIA.

ÓRGÃOS JÁ MONITORADOS PELO LEGISLATECH

Atualmente, a ferramenta monitora:

  • Câmara dos Deputados
  • Senado Federal
  • Supremo Tribunal Federal
  • Diário Oficial da União
  • Diários Oficiais cobertos pelo Querido Diário
  • Notas taquigráficas da Câmara dos Deputados
  • Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo
  • Assembleia Legislativa do Estado de Minas Gerais

Em breve outros órgãos de interesse são adicionados no monitoramento da ferramenta. Essa lista será constantemente ampliada, de acordo com o interesse específico do público e a possibilidade técnica de raspagem dos dados de cada órgão.

CONTEXTO

O Legislatech é uma ferramenta própria do Núcleo lançada em julho.2023. Inicialmente, ele foi criado para facilitar a própria cobertura aqui do Núcleo, recebendo alertas sempre algum projeto de lei do nosso interesse surgisse ou sofresse alteração.

Até o momento, nós já publicamos ao menos 35 reportagens e notas com base em documentos encontrados via Legislatech.

Com o passar do tempo, vimos o potencial da ferramenta e decidimos oferecê-la ao nossos apoiadores e, em seguida, ao público geral. Ampliamos a tecnologia para permitir a customização e monitoramento de qualquer assunto de interesse e lançamos o produto ao mercado.

Hoje qualquer um pode assinar o Legislatech e fazer o próprio monitoramento. São três planos para atender diferentes escalas de interesse, com a mensalidade a partir de R$50 mensais.

O projeto foi inspirado pelo Elas No Congresso, desenvolvido pelas nossas parceiras da Revista AzMina.

Receba nossas newsletters e traga felicidade para sua vida.

Não perca nada: você vai receber as newsletters Garimpo (memes e atualidades), Polígono (curadoria de ciência nas redes sociais) e Prensadão (resumo semanal de tudo o que o Núcleo fez). É fácil de receber e fácil de gerenciar!
Show de bola! Verifique sua caixa de entrada e clique no link para confirmar sua inscrição.
Erro! Por favor, insira um endereço de email válido!