Há alguns meses passamos a utilizar, em várias notas da seção Jogo Rápido, o conceito de "brevidade inteligente", formulado pelos fundadores do site norte-americano Axios para entregar notícias da forma mais concisa possível.

EXPLICANDO. "Brevidade inteligente" (smart brevity, em inglês) é entregar as informações mais importantes para seus leitores, priorizando apenas o essencial, e fazendo-os economizar tempo no dia a dia.

Essa fórmula consiste:

  • na seleção das informações mais relevantes;
  • no uso de parágrafos curtos e breves;
  • de intertítulos que antecipam o que o texto vai dizer;
  • na sintetização de ideias complexas em poucas palavras;
  • em bullet points para destacar os pontos principais.

Smart brevity é uma marca registrada para treinamentos que o Axios fornece a clientes corporativos – mas cuja simplicidade do conceito pode ser implementada por outros veículos.

É SÓ ISSO? Sim. O Núcleo tem implementado esse conceito há dois meses e, dado o bom retorno que tem havido, decidimos anunciar para nossos leitores.

A ideia é que nossas notas tenham menos de 2 minutos de leitura.

Essa fórmula vai valer principalmente para a seção Jogo Rápido. As nossas investigações e reportagens podem seguir contornos mais tradicionais.

QUEM MAIS USA? Em uma publicação de 1.400 palavras no fim de 2020, o Poder360, um dos principais sites de política do Brasil, anunciou uma campanha institucional nessa mesma linha, com créditos para agência de publicidade Ogilvy.

Publicado em parceria com o Manual do Usuário

Apoie o Núcleo Núcleo Jornalismo para se juntar à conversa. Comentários: .



Leia também...