Nesta semana, o Paulinho da Força se reuniu com o Eduardo Leite e o Aécio Neves.

O Leite postou uma foto do encontro em que o Aécio não aparecia.

E disse que não deixou o colega de partido de fora por nenhum motivo especial, não. Nada contra. Muito pelo contrário.

Mas o que chamou mesmo a atenção do pessoal foi a aparência do Aécio na primeira foto.

Virou meme. Fizeram até cartuns.

Mas por que o Aécio saiu com esse aspecto tão... sombrio? Perguntei a dois fotógrafos, a Pamela Facco e o João Wainer. Eis as explicações deles:

Pamela Facco

Esse tipo de iluminação fez muito mal pra ele. Tem alguns spots de luz que são mais pra focar quadros na parede, por exemplo, e que, quando pegam alguns tipos de rosto, acabam fazendo muita sombra. Eu vejo bastante isso em casamentos. Tem algumas noivas que têm esse côncavo do olho um pouco mais fundo, e elas não podem ser fotografadas de jeito nenhum com iluminação de cima. É a sombra da sobrancelha que dá esse aspecto de cadáver à pessoa. Acho que o problema dessa foto foi a iluminação e a angulação de cima.

João Wainer

Provavelmente tem um spotzinho de luz bem em cima da cabeça dele, que provoca essa sombra. A sobrancelha faz sombra no olho, fica aquele olho meio afundado, escuro, e a bochecha faz sombra na parte debaixo do rosto. Certamente tem um spotzinho, uma luzinha dicroica, bem em cima da cabeça dele, que deixou ele assim.

Caso você nunca tenha visto uma lâmpada dicroica, ei-la:

Agora eu entendi por que a iluminação do espelho de alguns banheiros me deixa tão mais feio. Fica a lição: o problema não é você, é a luz dicroica.


Leia também...