Misto de caridade e entretenimento faz de MrBeast "o Luciano Huck deles"

Vídeos do maior youtuber do mundo, como um em que ele banca cirurgias para curar cegos, viralizam no Brasil e dividem opiniões

Com mais de 137 milhões de inscritos, o americano MrBeast é o youtuber mais popular do mundo hoje.

Ele começou a viralizar com vídeos simples — mas muuuuito longos — em que contava até 10 mil (2016) e 100 mil (2017). Hoje, milionário e com uma equipe gigante, faz superproduções como esta recriação da série "Round 6", com quase 400 milhões de visualizações.

Em um vídeo recente, publicado em seu canal secundário de filantropia, MrBeast doou 20 mil pares de sapatos para crianças na África do Sul. Essa combinação de caridade e entretenimento faz com que alguns brasileiros o comparem a Luciano Huck.

Em janeiro de 2023, MrBeast publicou um vídeo mostrando que pagou a cirurgia para recuperar a visão de mil pessoas.

O vídeo viralizou no Brasil e gerou muitos debates: sobre o sistema de saúde dos EUA, o capitalismo, a vontade de aparecer de MrBeast, as pessoas que supostamente queriam "cancelá-lo"...

O youtuber The Projectionist publicou em março um ensaio crítico a MrBeast que bombou no TikTok, mas que sumiu de lá misteriosamente. O vídeo, que continua no ar no YouTube, está em inglês, mas podemos resumi-lo assim:

  • MrBeast está transformando o YouTube, a nossa cultura e o mundo em um lugar pior.
  • As pessoas clicam nos vídeos, segundo o próprio MrBeast, porque pensam "não acredito que ele fez isso".
  • O conteúdo é meticulosamente otimizado para manter a retenção ("é difícil fechar o vídeo"), e atenção é poder.
  • Dar dinheiro para viralizar não é caridade, e sim um investimento muito lucrativo para MrBeast.
  • No começo do canal, ele se humilhou para conseguir views. Depois que conseguiu, passou a humilhar outras pessoas com esse mesmo objetivo.
  • As pessoas se inscrevem no canal dele porque acham que também podem ficar ricas, mas a chance de isso acontecer é tão pequena quanto ganhar na loteria.
  • MrBeast trata espectadores como produtos, cuja atenção é vendida para marcas, que pagam milhões para patrocinar seus vídeos.
  • Em nenhuma época do mundo, um ser humano tão medíocre, que oferece tão pouco ao mundo, havia conseguido acumular tanto poder.

Receba nossas newsletters e traga felicidade para sua vida.

Não perca nada: você vai receber as newsletters Garimpo (memes e atualidades), Polígono (curadoria de ciência nas redes sociais) e Prensadão (resumo semanal de tudo o que o Núcleo fez). É fácil de receber e fácil de gerenciar!
Show de bola! Verifique sua caixa de entrada e clique no link para confirmar sua inscrição.
Erro! Por favor, insira um endereço de email válido!