Treta entre Musk e TSE gera onda de brasileiros no Bluesky

No domingo (7.abr), português foi o idioma mais popular do Bluesky por 5 horas.

A treta entre Elon Musk e o ministro Alexandre de Moraes levou muitos brasileiros no X a tomarem medidas preventivas.

O QUE HOUVE? O receio de um bloqueio do X no país ou de Musk tirar o fio da tomada fez aumentar a presença de brasileiros no Bluesky.

No domingo (7.abr), postagens em português cresceram um bocado e tomaram a liderança na rede, até então disputada pelo inglês e o japonês. Nosso idioma foi o mais popular durante cerca de 5 horas.

Gráfico com volume de postagens no Bluesky por idioma, mostrando um pico do português em 7/4.
Gráfico: @jaz.bsky.social/Reprodução.

Segundo Jaz, da equipe do Bluesky, batemos a marca de 400 mil postagens em 24 horas, com pico de 8,1 posts em português por segundo.

É DO BRASIL. Até o perfil oficial do Bluesky entrou na onda, dando boas-vindas aos novos usuários brasileiros.

Emily, também da equipe do Bluesky, respondeu com o meme de um desenho japonês segurando um litrão de Skol com a legenda “Brasil citado”. Essa já pegou o jeito.

Print do post da @emilyliu.me.
Imagem: Bluesky/Reprodução.

AJUDOU. A remoção da barreira dos convites, em fev.2024, para ingressar no Bluesky deve ter ajudado a aumentar o fluxo de brasileiros.

IRONIA. O Bluesky é uma rede descentralizada que — olha a ironia — nasceu dentro do Twitter antes de virar uma startup independente.

Apesar das similaridades com o Mastodon, que usa outro protocolo e é mais antiga, o Bluesky traz ideias novas à mesa, como moderação em camadas e feeds personalizados.

Via @jaz.bsky.social/Bluesky (em inglês).

Receba nossas newsletters e traga felicidade para sua vida.

Não perca nada: você vai receber as newsletters Garimpo (memes e atualidades), Polígono (curadoria de ciência nas redes sociais) e Prensadão (resumo semanal de tudo o que o Núcleo fez). É fácil de receber e fácil de gerenciar!
Show de bola! Verifique sua caixa de entrada e clique no link para confirmar sua inscrição.
Erro! Por favor, insira um endereço de email válido!