Meta vai poder manter nome no Brasil (ao menos por enquanto)

Big tech disse que justiça estadual era incompetente para “declarar a nulidade ou a invalidade do registro de marca”, e recurso foi atendido

A Meta vai conseguir manter o uso do nome no Brasil, ao menos por enquanto.

O magistrado Heraldo de Oliveira Silva, presidente da seção de direito privado do TJSP, acatou o recurso da empresa à decisão que atendia ao pedido da Meta Informática, empresa gaúcha, com mais de 30 anos.

Até o exame de admissibilidade pelo INPI ou um novo julgamento do caso, a Meta brasileira não tem direito à tutela emergencial da marca e a Meta, dona do Face, Zap e Insta, pode continuar usando o nome por aqui.

Entenda a confusão que fez a Justiça pedir para a Meta mudar de nome no Brasil
Empresa brasileira Meta Informática, que tem o registro da marca desde 2008, diz que tem tido prejuízo por ser confundida o tempo todo com a empresa de Mark Zuckerberg.

CONTEXTO. No início de março, Azuma Nishi, do TJSP, concedeu à empresa brasileira a tutela de emergência, que reconhece a propriedade do nome industrial, da marca “Meta” no Brasil.

A empresa entrou com um processo no ano passado, alegando ter sofrido grandes prejuízos e confusões desde que o Facebook mudou de nome para Meta, em 2021.

Nishi havia determinado que a empresa de Mark Zuckerberg teria até 28.mar para mudar de nome no Brasil, além de ter que comunicar para todos os órgãos públicos e consumidores que não tinha relação com a empresa brasileira.

“INCOMPETÊNCIA”. Segundo a nova decisão, a empresa americana alegou “incompetência da Justiça Estadual para declarar a nulidade ou a invalidade do registro de marca” e afirmou possuir outros seis registros perante o Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI) com a marca Meta, que seriam válidos no Brasil.

A Meta tentou fazer um acordo com a Meta Informática, mas não obteve sucesso, conforme indicado no documento.

Silva considerou que há “risco de dano irreparável ou de difícil reparação” com a cessação imediata da marca Meta pela empresa, conforme demandado pela decisão anterior.

O magistrado também entendeu que “já decidida a questão em primeiro e segundo graus, as matérias novas somente poderão ser apreciadas em via própria”, ou seja, em um processo separado, evitando assim a supressão de instância.

⚖️
Não sabia? Agora tá sabendo!
Supressão de instância, de forma resumida, é quando um tribunal de grau superior analisa um assunto que ainda não foi julgado pela instância inferior.
Texto Sofia Schurig
Edição Alexandre Orrico

Receba nossas newsletters e traga felicidade para sua vida.

Não perca nada: você vai receber as newsletters Garimpo (memes e atualidades), Polígono (curadoria de ciência nas redes sociais) e Prensadão (resumo semanal de tudo o que o Núcleo fez). É fácil de receber e fácil de gerenciar!
Show de bola! Verifique sua caixa de entrada e clique no link para confirmar sua inscrição.
Erro! Por favor, insira um endereço de email válido!