Signal ganha suporte a nomes de usuários

Números de telefone passam a ser ocultos por padrão.

O Signal vai, finalmente, ter nomes de usuário e permitir a ocultação do número de telefone, segundo um post no blog oficial.

O QUE HOUVE? Os nomes de usuários fecham uma lacuna antiga na proposta de privacidade do Signal: a necessidade de ter que revelar o número de telefone para conversar com alguém.

Ao configurar um nome de usuário, será possível iniciar conversas com alguém que tenha apenas esse nome, sem acesso ao telefone, e manter o número oculto desse contato.

COMO SERÁ? A implementação é bem engenhosa e foi pensada para evitar uma corrida nome nomes de usuário.

Por padrão, o número de telefone passa a não ser visível para todos no Signal. Somente quem já tem o número de um contato salvo na lista de contatos conseguirá vê-lo no Signal. Isso pode ser revertido nas configurações.

Outro controle novo é o que permite encontrar alguém pelo número de telefone. Esta vem desativada por padrão.

A criação do nome de usuário é opcional. Todo nome terá, obrigatoriamente, dois dígitos no final (por exemplo, @rodrigo12).

Segundo o Signal, esse padrão foi escolhido para “ajudar a manter os nomes de usuários igualitários e mitigar a falsificação [de identidades]”.

Ao criar um nome de usuário, o Signal fornece um link e um QR Code. Ambos podem ser redefinidos a qualquer tempo, sem que isso afete o nome de usuário.

PROTEÇÃO. Os nomes de usuário não são salvos em texto puro, o que significa que o Signal não consegue visualizar ou produzir o nome de usuário de uma conta.

Note, porém, que o Signal consegue associar um nome de usuário atualmente em uso à sua conta se lhe o nome de usuário lhe for apresentado. (Com nomes antigos ou excluídos, não.)

QUANDO? Como dito, os nomes de usuários estão restritos à versão beta do Signal.

A versão estável deverá ganhar a novidade “nas próximas semanas”.

Atualização (21/2, às 7h55): O tópico “PROTEÇÃO” dizia, no texto original, que o Signal não consegue associar nomes de usuários às contas. Isso não é verdade. O tópico foi reescrito com as informações corretas.

Via Blog do Signal (em inglês).

Receba nossas newsletters e traga felicidade para sua vida.

Não perca nada: você vai receber as newsletters Garimpo (memes e atualidades), Polígono (curadoria de ciência nas redes sociais) e Prensadão (resumo semanal de tudo o que o Núcleo fez). É fácil de receber e fácil de gerenciar!
Show de bola! Verifique sua caixa de entrada e clique no link para confirmar sua inscrição.
Erro! Por favor, insira um endereço de email válido!