Grupos considerados terroristas pelos EUA compraram selo de verificação no X/Twitter, aponta relatório

Todas as contas perderam a verificação, e um dos perfis foi derrubado pouco após a publicação do relatório do Tech Transparency Project.

Um relatório do Tech Transparency Project (TTP) apontou que extremistas vinculados a organizações classificadas como terroristas pelos Estados Unidos estão comprando verificados no X (antigo Twitter).

TEMOS DE USO. As diretrizes da rede social proíbem que pessoas e organizações nessa lista do Departamento de Estado dos EUA tenham contas na plataforma.

CAIU. O documento encontrou 28 perfis do gênero vinculados no X. Todas as contas perderam a verificação, e um dos perfis foi derrubado pouco após a publicação do relatório, segundo o TTP.

Cerca de 19 dos 28 perfis também tiveram anúncios veiculados junto a respostas de suas publicações. Isso significa que algumas contas podem até ter ganhado dinheiro com isso, já que, desde 13.jul.23, a plataforma remunera criadores verificados com base no número de visualizações de suas publicações.

Verificados no Twitter espalham imagem falsa gerada por IA de bomba no Pentágono
Jornalista diz que fotos foram geradas por ferramentas de inteligência artificial e desinformação causou baixa na bolsa de valores dos EUA.

Via New York Times e Tech Transparency Project (ambos em inglês)

Receba nossas newsletters e traga felicidade para sua vida.

Não perca nada: você vai receber as newsletters Garimpo (memes e atualidades), Polígono (curadoria de ciência nas redes sociais) e Prensadão (resumo semanal de tudo o que o Núcleo fez). É fácil de receber e fácil de gerenciar!
Show de bola! Verifique sua caixa de entrada e clique no link para confirmar sua inscrição.
Erro! Por favor, insira um endereço de email válido!