Bolsonarismo volta a se articular no X/Twitter

Bolsonaristas hardcore estavam desarticulados nos últimos tempos, mas voltaram a se unir para convocar manifestação de apoio a Bolsonaro em fevereiro

Após um bom tempo (mais ou menos após os atos anti-democráticos de 8.jan.2023) batendo cabeça nas redes sociais, num esquema de cada um por si e sem conseguir amplificar uma mensagem unificada, o bolsonarismo no X/Twitter voltou a se aliar em torno de um objetivo comum: bombar um protesto convocado por Jair Bolsonaro na Av. Paulista, em 25.fev.2024.

EXPLICANDO. Dezenas de bolsonaristas mais ferrenhos e com muitos seguidores – como políticos eleitos e influenciadores – passaram a divulgar, em pleno Carnaval, a mensagem de convocação feita por Jair Bolsonaro em 12.fev.

QUEM PUBLICOU SOBRE ISSO. O Núcleo identificou diversas publicações de agentes bolsonaristas que possuem muitos seguidores, e os 15 maiores posts sobre o assunto no X/Twitter totalizaram +5,4 milhões de visualizações até a tarde de 14.fev (incluindo o vídeo de Bolsonaro).

Essas mensagens, em geral, tiveram alto engajamento, especialmente em um momento no qual boa parte da população aproveitava o feriado de Carnaval.

CONTEXTO. Por muitos anos, principalmente a partir de 2015, o bolsonarismo, em muitos casos, conseguiu transmitir suas mensagens com boa articulação nas redes sociais, especialmente no X/Twitter.

Após 8.jan.2023 essa disposição foi diminuindo, especialmente por conta da ação de autoridades para punir os culpados pelos atos golpistas.

Agora, com o cerco apertando sobre Bolsonaro por conta das investigações sobre sua participação num ensaio (ou tentativa) de golpe antes das eleições de 2022, o bolsonarismo sentiu essa necessidade (pelo menos nesse caso da manifestação).

Receba nossas newsletters e traga felicidade para sua vida.

Não perca nada: você vai receber as newsletters Garimpo (memes e atualidades), Polígono (curadoria de ciência nas redes sociais) e Prensadão (resumo semanal de tudo o que o Núcleo fez). É fácil de receber e fácil de gerenciar!
Show de bola! Verifique sua caixa de entrada e clique no link para confirmar sua inscrição.
Erro! Por favor, insira um endereço de email válido!