Agora qualquer pessoa pode usar o Bluesky

Antes era necessário um convite para acessar a rede social, apoiada pelo fundador do Twitter

O Bluesky, basicamente um Twitter (ou X, como você quiser) de protocolo aberto, agora permite que qualquer usuário crie um cadastro e utilize a rede social.

Antes era necessário um convite de outro usuário, que recebia um código a cada duas semanas ativo na plataforma.

POR QUE A DEMORA? A rede foi oficialmente lançada entre março e abril de 2023, e um dos motivos pelos quais a plataforma não abriu cadastro para o público mais amplo foi por cautela na aceitação de novos usuários, a fim de evitar problemas de desempenho e moderação de conteúdo.

Em setembro de 2023, a rede informou ter mais de 1 milhão de usuários.

PROTOCOLO ABERTO. O Bluesky utiliza o protocolo aberto AT, enquanto Mastodon e Threads foram construídas em cima do protocolo ActivityPub.

Siga o Núcleo por lá: bsky.app/profile/nucleo.jor.br

Duas boas ideias do Bluesky
O desafio da nova rede social é executá-las de tal maneira que esses conceitos se tornem mais acessíveis.
🤖
CONTEXTO

Bluesky é uma plataforma que surgiu como uma alternativa ao Twitter, especialmente após a gestão de Elon Musk naquela rede. Foi criada para ser uma rede descentralizada, embora no momento esteja operando de forma centralizada com um único servidor. Bluesky possui uma interface semelhante ao Twitter, com uma timeline infinita e em ordem cronológica. Existem três abas principais: following, discover e popular with friends. Os usuários podem criar feeds personalizados e seguir feeds de outros perfis. A rede social também oferece recursos de moderação, como filtragem de conteúdo, listas de silenciamento públicas e privadas, e a possibilidade de bloquear contas. Além disso, Bluesky permite que os usuários vinculem seus perfis a domínios personalizados, o que se aproxima de uma verificação oficial de perfil.

>> Como utilizar o Bluesky Link

Resumo escrito pelo nosso bot de IA, o Nuclito, e revisado por nossos editores. Saiba mais aqui.

Via Bluesky (em inglês)

Receba nossas newsletters e traga felicidade para sua vida.

Não perca nada: você vai receber as newsletters Garimpo (memes e atualidades), Polígono (curadoria de ciência nas redes sociais) e Prensadão (resumo semanal de tudo o que o Núcleo fez). É fácil de receber e fácil de gerenciar!
Show de bola! Verifique sua caixa de entrada e clique no link para confirmar sua inscrição.
Erro! Por favor, insira um endereço de email válido!