Spotify diz que irá deixar Uruguai por causa de nova lei de direitos autorais

Artistas poderão cobrar plataformas pela reprodução de suas músicas — o Spotify não gostou

O Spotify disse que irá "gradualmente" deixar o Uruguai a partir de 1 de janeiro de 2024. O plano é abandonar o país por completo até fevereiro.

Por quê? Em outubro, o parlamento uruguaio aprovou novas regras que dão a artistas o direito de cobrar plataformas digitais pela difusão e reprodução de suas obras. Ainda falta o presidente Lacalle Pou regulamentar a medida.

O que a lei muda? Hoje, no Uruguai, direitos autorais musicais são pagos exclusivamente aos produtores. A lei incluiu artistas nessa conta. Na prática, a medida "dobraria" o custo para uma plataforma digital reproduzir músicas.

O que diz o Spotify? Em nota à imprensa uruguaia divulgada na última segunda (20.nov), a empresa afirmou que os "custos adicionais" gerados pelas novas regras tornam o negócio no país "insustentável", o que justifica o abandono.

Via CNN en Español e El País

Receba nossas newsletters e traga felicidade para sua vida.

Não perca nada: você vai receber as newsletters Garimpo (memes e atualidades), Polígono (curadoria de ciência nas redes sociais) e Prensadão (resumo semanal de tudo o que o Núcleo fez). É fácil de receber e fácil de gerenciar!
Show de bola! Verifique sua caixa de entrada e clique no link para confirmar sua inscrição.
Erro! Por favor, insira um endereço de email válido!