Google abre vaga para gerente de parcerias com imprensa no Brasil

Google aparentemente vai apostar ainda mais no estreitamento do relacionamento com veículos de jornalismo no país

O Google tem uma vaga aberta para gerente de desenvolvimento de parcerias com veículos de imprensa no Brasil, segundo publicação da empresa no LinkedIn.

Até a manhã desta quarta-feira, a vaga (aberta há duas semanas) tinha 478 candidaturas.

DESCRIÇÃO DA VAGA. Segundo descrição em inglês, a área de Global Partnerships "é responsável por explorar novas oportunidades junto a parceiros do Google", trabalhando em conjunto com a área de produtos.

E DAÍ? Essa parece ser uma movimentação para estreitar os já existentes laços com a imprensa brasileira, para a qual a plataforma já concedeu diversos financiamentos de projetos, trenamentos e programas de mentoria nos últimos anos.

[Disclaimer: o Núcleo já recebeu dois grants do Google/YouTube. A empresa não possui participação nem tem qualquer interferência no Núcleo. Mais detalhes neste link sobre porque aceitamos essa grana.]

Google prepara evento de jornalismo em resort de luxo em SP
Evento acontece em meio a incertezas sobre a continuidade do apoio das Big Tech para organizações jornalísticas

\

CONTEXTO DO PL 2630. O Google tem feito lobby pesado contra o texto atual do PL 2630, o chamado PL das Fake News, e chegou até a contratar o ex-presidente Michel Temer para fazer interlocução junto a parlamentares.

A empresa tem várias considerações contrárias ao texto do PL, mas uma das resistências é só uma potencial exigência para remunerar veículos jornalísticos.

No Canadá, após o parlamento ter aprovado uma lei que força plataformas digitais a remunerarem veículos de jornalismo, o Google anunciou (junto à Meta) que bloqueará links noticiosos.

Google bloqueará notícias no Canadá
Google segue os passos da Meta. Decisão é resposta a lei que as obriga a pagar por links de notícias.
ℹ️
O PL 2630/2020, cujo nome oficial é Projeto de Lei de Responsabilidade e Transparência para Plataformas Digitais, foi proposto originalmente pelo senador Alessandro Vieira (PSDB-SE). A lei visa regular o funcionamento de plataformas digitais e aplicativos de mensagem no Brasil e estabelece uma série de obrigações para as empresas provedoras.

O projeto é comumente chamado de PL das Fake News, embora algumas pessoas não gostem do termo por não mais ter combate à desinformação como ponto principal.

Na Câmara, o projeto tem a relatoria do deputado Orlando Silva (PCdoB-SP).

>> Acompanhe o PL neste link.

>> Cobertura de regulação do Núcleo.

META TABMÉM CONTRATA. Já a Meta, que demitiu boa parte de sua equipe de relacionamento e parcerias com a imprensa, tem uma vaga aberta para outra área, de políticas para WhatsApp e mensageria.

Receba nossas newsletters e traga felicidade para sua vida.

Não perca nada: você vai receber as newsletters Garimpo (memes e atualidades), Polígono (curadoria de ciência nas redes sociais) e Prensadão (resumo semanal de tudo o que o Núcleo fez). É fácil de receber e fácil de gerenciar!
Show de bola! Verifique sua caixa de entrada e clique no link para confirmar sua inscrição.
Erro! Por favor, insira um endereço de email válido!