Twitter ameaça processar ONG que combate ódio nas redes

A rede social chegou a acusar a entidade de ser financiada por governos estrangeiros com “motivações ocultas” ou concorrentes do Twitter.

O dono do Twitter (agora X Corp.), Elon Musk, está ameaçando tomar medidas legais contra o Centro de Combate ao Ódio Digital (CCDH), uma organização sem fins lucrativos conhecida por estudar discurso de ódio e desinformação nas redes sociais.

O QUE ROLOU? O conflito começou em junho passado, quando o CCDH divulgou uma pesquisa apontando que o Twitter falhou em agir contra 99% dos posts com discurso de ódio publicados por assinantes do Twitter Blue.

Em 20.jul, a X Corp., controladora do Twitter, enviou uma carta ao CCDH mencionando a pesquisa e acusando os pesquisadores de fazer “afirmações perturbadoras e infundadas” para prejudicar a reputação e o negócio de publicidade da rede social.

Além da ameaça de processo contra a ONG, a empresa de Musk também acusou o CCDH de falsificar resultados de pesquisa e insinuou que a entidade pode estar sendo financiada por concorrentes do Twitter ou governos estrangeiros com “motivações ocultas”.

O CCDH já realizou pesquisas e relatórios sobre diversas redes sociais, incluindo Google, TikTok, Meta, entre outras.

NÃO PARA. Desde que Musk assumiu a empresa em nov.22, já ameaçou processar a Microsoft por suposto uso indevido de dados e entrou com uma ação contra a Meta, acusando-os de roubar segredos comerciais do Twitter ao criar o Threads, um clone da rede social.

Via New York Times (em inglês)

Texto Sofia Schurig
Edição Alexandre Orrico

Receba nossas newsletters e traga felicidade para sua vida.

Não perca nada: você vai receber as newsletters Garimpo (memes e atualidades), Polígono (curadoria de ciência nas redes sociais) e Prensadão (resumo semanal de tudo o que o Núcleo fez). É fácil de receber e fácil de gerenciar!
Show de bola! Verifique sua caixa de entrada e clique no link para confirmar sua inscrição.
Erro! Por favor, insira um endereço de email válido!