MPF pede dados de seguidores de Bolsonaro em inquérito que investiga 8.jan

PGR fez petição ao STF para incluir em investigação vídeo apagado por Jair Bolsonaro após apoiadores invadirem Praça dos Três poderes

O Ministério Público Federal, através da Procuradoria Geral da República, apresentou uma petição para obter dados de identificação de seguidores de Jair Bolsonaro, além de solicitar que um vídeo publicado – e apagado – no Facebook pelo ex-presidente seja incluído no inquérito que investiga os atos anti-democráticos de 8.jan.2023.

Segundo o documento, o MPF pede que tal postagem seja integrada aos autos para se investigar quem incitou os ataques de 8.jan, quando milhares de apoiadores do candidato derrotado invadiram e depredaram diversos prédios públicos na capital federal.

RELEMBRE Bolsonaro publicou, no mesmo dia, uma mentira que contestava o resultado eleitoral e dizia que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva não teria sido eleito pelo povo. Apagou horas depois e disse à imprensa posteriormente que fez isso "sem querer"

💡
O inquérito 4921 do STF investiga a responsabilidade intelectual dos atos. Já o inquérito 4922 investiga quem executou o crime mas que não foi preso em flagrante.

O QUE PEDEM? Dentre as medidas extras estipuladas pela PGR na atual petição estão que quaisquer postagens relacionadas à eleições nas redes sociais de Bolsonaro sejam requisitadas na íntegra. As Big Techs também precisarão repassar uma lista completa de seguidores do político com nomes e dados de identificação.

O MPF ainda pede que se identifique quaisquer pessoas que tenham mais de 10 mil seguidores e que tenham retuitado as postagens de Bolsonaro. Segundo a justificativa, isso permitiria a "aferição do alcance da difusão ou do impacto das publicações iniciais".

TAMANHO. Bolsonaro atualmente possui cerca de 70 milhões de seguidores combinados em suas redes.

Relatório analisa comportamento de golpistas antes e após o 8.jan
Um relatório produzido por pesquisadores da UFBA e UFSC mostra uma linha do tempo que precedeu as invasões golpistas do dia 8.jan

via MPF

Texto Leonardo Coelho
Edição Sérgio Spagnuolo

Receba nossas newsletters e traga felicidade para sua vida.

Não perca nada: você vai receber as newsletters Garimpo (memes e atualidades), Polígono (curadoria de ciência nas redes sociais) e Prensadão (resumo semanal de tudo o que o Núcleo fez). É fácil de receber e fácil de gerenciar!
Show de bola! Verifique sua caixa de entrada e clique no link para confirmar sua inscrição.
Erro! Por favor, insira um endereço de email válido!