Farmácias dos EUA compartilham dados sigilosos de compras com redes sociais

Cerca de 10 de 12 farmácias analisadas pelo The Markup enviam alertas para empresas de tecnologia quando algo era adicionado ao carrinho

Sites das maiores farmácias e lojas varejistas nos Estados Unidos estão compartilhando dados sensíveis sobre compras para empresas de rede social e publicidade digital, aponta uma nova reportagem do The Markup, uma redação sem fins lucrativos especializada em cobertura de tecnologia.

Esse compartilhamento de informações é crime nos EUA, conforme o Health Insurance Portability and Privacy Act (HIPPA), lei que guia a confidencialidade médica no país.

Ela impõe sigilo médico sobre alguns tipos de informações, incluindo a compra de testes de HIV, pílulas do dia seguinte e produtos contraceptivos.

ENTENDA. Os rastreadores identificados nos sites são os pixels, voltados ao marketing digital.

Essas ferramentas coletam informações enquanto um site está rodando no seu computador e enviam esses dados para redes sociais ou grandes plataformas de marketing digital, como o Google Analytics.

Os pixels também enviam o endereço IP de um comprador para essas mesmas empresas, além de cookies e dados sobre o que você clicou ou comprou.

  • Recebem dados de ao menos uma das varejistas: Meta (Facebook, Instagram e WhatsApp), Google, TikTok, Bing, Twitter, Snapchat, LinkedIn, Pinterest;

COMO FOI FEITO. A apuração usou o Chrome DevTools, uma ferramenta integrada ao navegador Chrome do Google.

Via The Markup (em inglês)

Texto Sofia Schurig
Edição Alexandre Orrico

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