Trump terá perfis reativados no Facebook e no Instagram

Empresa disse que terá "salvaguardas" para impedir repetidas violações" à política de conduta nessas redes

A Meta informou nesta quarta-feira (25.jan) que o ex-presidente dos EUA Donald Trump terá seus perfis no Facebook e no Instagram reativados nas próximas semanas. Trump foi suspenso em 2021 após os ataques ao Capitólio em 6.jan. daquele ano.

A empresa fez o anúncio em um post oficial, e disse que terá "salvaguardas" para impedir repetidas violações à política de conduta das redes.

Na época, Trump tinha a conta com mais seguidores na rede e a empresa foi criticada por conservadores por essa ação. Vale lembrar que Trump também foi suspenso do Twitter, mas Elon Musk reverteu essa decisão em nov.2021, menos de um mês após assumir o controle da rede social.

Leia a resposta do Comitê de Supervisão da Meta (em inglês).

COMENTÁRIOS DA EMPRESA. O texto abaixo foi traduzido e editado pelo Núcleo para ser mais breve.

"Há dois anos, tomamos uma ação sobre o que foram circunstâncias extremas e altamente incomuns. Suspendemos indefinidamente as contas de Facebook e Instagram do então presidente dos EUA Donald Trump após seu apoio a pessoas engajadas em violência no Capitólio em 6.jan.2021", disse a Meta.

"Agora que o período da suspensão decorreu, a questão não é se escolhemos restabelecer as contas do Sr. Trump, mas se ainda há tais condições extraordinárias para justificar a extensão da suspensão para além do prazo original de dois anos".

"Nossa determinação é de que o risco retrocedeu suficientemente, e que devemos, então, aderir ao prazo de dois anos que estabelecemos. Dessa forma, vamos restabelecer as contas de Facebook e Instagram do Sr. Trump nas próximas semanas. Nós vamos, no entanto, fazer isso com novas salvaguardas para impedir repetidas violações."

"Caso o Sr. Trump publique conteúdo que viole [os termos de conduta], o conteúdo será removido e ele será suspenso entre um mês e dois anos, dependendo da severidade da violação."

Via Meta e NYT.

Texto Sérgio Spagnuolo

Receba nossas newsletters e traga felicidade para sua vida.

Não perca nada: você vai receber as newsletters Garimpo (memes e atualidades), Polígono (curadoria de ciência nas redes sociais) e Prensadão (resumo semanal de tudo o que o Núcleo fez). É fácil de receber e fácil de gerenciar!
Show de bola! Verifique sua caixa de entrada e clique no link para confirmar sua inscrição.
Erro! Por favor, insira um endereço de email válido!