Telegram dá primeiros passos para moderar conteúdo extremista no Brasil

Plataforma suspendeu temporariamente grupo bolsonarista de ultra-direita com mais de 67 mil membros
Telegram dá primeiros passos para moderar conteúdo extremista no Brasil
Receba nossas newsletters de graça
Show de bola! Verifique sua caixa de entrada e clique no link para confirmar sua inscrição.
Erro! Por favor, insira um endereço de email válido!

Começam a surgir indicativos de que conteúdos extremistas no Telegram estão sendo moderados, após compromissos firmados com o STF em março deste ano para combater desinformação eleitoral.

O QUE ROLOU? O serviço de mensagens bloqueou temporariamente o grupo de ultra-direita 'Super Grupo B-38 Oficial", que possui mais de 67 mil membros, aplicando um rótulo e impedindo a que qualquer novo membro entrasse no canal.

Monitoramento do Núcleo, que observa centenas de canais na plataforma, identificou que o grupo está bloqueado desde o dia 6 de maio.

COMO É O BLOQUEIO. Ao clicar no grupo, o usuário recebe a seguinte mensagem: "Desculpe, esse grupo foi temporariamente suspenso para dar a seus moderadores tempo para fazer uma limpeza por usuários que postaram conteúdo ilegal. Nós reabriremos o grupo assim que a ordem for restaurada".

Tradução do Núcleo.

VIOLAÇÕES. Além da mensagem acima, não há qualquer outra informação sobre qual foi o conteúdo ilegal. Há menções em subs do Reddit de grupos que receberam esse rótulo por publicarem pornografia.

Mas o B-38 é terreno fértil para qualquer tipo de desinformação – política ou de saúde. Nos dias anteriores ao bloqueio, circulou com força uma mensagem que aventava fraude eleitoral na urna eletrônica. Outras mensagens configuram ameaças a opositores políticos e falam de uma "revolução" com o uso de armas.

Exemplos de mensagens que circularam no grupo B38 nos últimos dias, de acordo com monitoramento do Núcleo:

"O povo para.. Se formos todos para Brasília.. Peguem em suas armas.. Porque vamos precisar."
*POLITICOS QUE JÁ NASCERAM MORTOS POR SEREM TRAIRAS*

(O Núcleo optou por não incluir o nome dos políticos ameaçados)

"Mesmo que muitos de vocês não entendam inglês mas creio que a mensagem é muito claro. Estamos vivendo tempos de fascismo sanitário. Pegue suas armas enquanto há tempo para lutar. Levante-se contra a fraudemia e lute pela nossa liberdade."
Bolsonaro é o nosso aliado nessa guerra, e a ele devemos defender, mesmo com o martírio de nossas vidas.

SENTIU. Outros canais extremistas citaram o bloqueio ao B38, considerada por alguns uma ação de censura que foi encomendada pelo ministro do Supremo Tribunal Federal, Alexandre de Moraes. Em um canal armamentista, por exemplo, um usuário diz: "A política de uso do telegram mudou. Era de se esperar que grupos mais radicais, como o b38, fossem derrubados".

CONTEXTO. Em março, Moraes determinou o bloqueio do Telegram no Brasil caso a empresa não comprisse com determinações judiciais, dentre elas combate à desinformação e ter representante no Brasil.

Após contato com a plataforma, compromissos foram firmados e a decisão foi revertida. Dentre eles:

  • Monitoramento diário dos 100 canais mais populares do Brasil;
  • A equipe do Telegram no Brasil foi instruída a revisar todo o conteúdo publicado nesses canais diariamente;
  • Esses 100 canais respondem a 95% de todas as visualizações de mensagens públicas no Telegram;
Texto Laís Martins
Edição Sérgio Spagnuolo

Receba nossas newsletters e traga felicidade para sua vida.

Não perca nada: você vai receber as newsletters Garimpo (memes e atualidades), Polígono (curadoria de ciência nas redes sociais) e Prensadão (resumo semanal de tudo o que o Núcleo fez). É fácil de receber e fácil de gerenciar!
Show de bola! Verifique sua caixa de entrada e clique no link para confirmar sua inscrição.
Erro! Por favor, insira um endereço de email válido!