O Pinterest anunciou nesta quarta (6.abr) uma nova política contra desinformação relacionada à emergência climática em sua plataforma. A partir de agora, usuários e anunciantes não poderão publicar informações falsas ou enganosas do tema.
ISSO É NOVO? No comunicado à imprensa, o Pinterest afirma ser a primeira e única grande plataforma digital com diretrizes claramente definidas acerca do tema.
DETALHES. A política dá ao Pinterest o poder de remover conteúdo e anúncios que “prejudiquem o bem-estar, segurança ou confiança do público”, incluindo:
- Conteúdo que nega a existência ou os impactos das mudanças climáticas, a influência humana nas mudanças climáticas ou que as mudanças climáticas são apoiadas por um consenso científico.
- Conteúdo falso ou enganoso sobre soluções para as mudanças climáticas que contradizem o consenso científico.
- Conteúdo que deturpe dados científicos, inclusive por omissão ou dados seletivos, a fim de minar a confiança na ciência climática e nos especialistas.
- Conteúdos falsos ou enganosos sobre emergências de segurança pública, incluindo catástrofes naturais e eventos climáticos extremos.
PINTEREST VERDE. A nova política encontra eco em dados de uso da plataforma, que viu o interesse por assuntos relacionados à sustentabilidade decolarem nos últimos anos.
Em 2021, as buscas por temas como “dicas para desperdício zero” cresceram seis vezes; as de “ideias para reciclar roupas”, quatro vezes; e as de “decoração doméstica reciclada” dobraram em comparação ao ano anterior.
Via Pinterest (em inglês).
Pinterest • Manual do Usuário