As ferramentas digitais que o Núcleo utiliza no dia a dia

Não tem segredo: montar uma redação de jornalismo digital exige recursos de ponta e, preferencialmente, de código aberto
As ferramentas digitais que o Núcleo utiliza no dia a dia
Arte por Sérgio Spagnuolo
Receba nossas newsletters de graça
Show de bola! Verifique sua caixa de entrada e clique no link para confirmar sua inscrição.
Erro! Por favor, insira um endereço de email válido!

Frequentemente as pessoas perguntam pra mim e pra equipe do Núcleo quais são as ferramentas que mais utilizamos no dia a dia. Não é pergunta fácil: a gente usa dezenas, pra variados fins.

Mas há alguns recursos que são mais recorrentes e importantes para nossos fluxos editoriais e de tecnologia, e por isso decidimos fazer uma lista dos produtos digitais que a gente acessa todo santo dia.


Ghost

9,8/10

O CMS que movimenta o site Núcleo é o Ghost, uma tecnologia de código aberto que funciona bem pra cacete. O Ghostão é o que chamamos, em linguagem técnica interna do Núcleo, de "tubarão🦈 ". É bem melhor que o Wordpress, serve pra tudo, tem disparo de newsletter, analytics de assinaturas, integração direta com Stripe, plugins decentes e um mini gerenciador de assinantes. Não é perfeito (software perfeito não existe), mas cabe como uma luva aqui pra gente.


Discord

9/10

Essa é a nossa ferramenta default de comunicação interna e também abriga nossa comunidade. O Discord é particularmente bom para comunicação interna porque não tem as limitações do Slack (número máximo de mensagens no histórico, número de integrações etc.), possui salas de reunião com áudio e vídeo excelentes e recursos de distribuição de conteúdo. Claro, o Discord como empresa tem diversos problemas de moderação e conteúdo extremista, mas como ferramenta de comunicação é bem boa – embora faltem algumas ferramentas extras de segurança, como chats criptografados de grupo.


Plausible

8,8/10

Com a recente mudança do Google Analytics para o GA4, que é uma real porcaria para organizações de imprensa, tem sido cada vez mais difícil encontrar boas ferramentas que façam apenas o arroz com feijão de analytics de site – ou seja, contar pageviews, usuários, identificar as referências e as plataformas de acesso.

O Plausible é essa ferramenta. Muito antes do fim do Google Analytics tradicional o Núcleo já usava o Plausible, especialmente por recursos de privacidade a usuários e por sua simplicidade. Custa a partir de US$9 por mês, e tem uma versão de self-hosting pra quem quiser colocar no próprio servidor.

[Disclaimer: Infelizmente ainda temos que usar o GA4 porque muitos benchmarks e comparativos usam essas métricas, mas não é nossa ferramenta de analytics principal]


Todoist

8,2/10

Toda organização precisa de uma ferramenta de gestão de tarefas caso as pessoas queiram manter a própria sanidade. Por aqui já tentamos o Trello, mas depois migramos para o Todoist e precisamos dizer que é bem OK. Há ferramentas melhores, claro, mas também mais complexas e caras. O Todoist tem planos gratuitos bem bons e é simples de usar, com boas integrações.


Caprover

9,5/10

Caprover é um gerenciador de deployment de aplicações, bancos de dados e contêineres, e virou o absoluto padrão para agilizar os projetos do Núcleo. Em 2024, basicamente toda tecnologia que desenvolvemos ao longo dos anos será abrigada nessa estrutura. Se você gerencia seu próprio servidor e não usa Caprover, meus sentimentos.


7,5/10

O Shlink é um encurtador open-source de links com alguns recursos de analytics e interface descomplicada. Quem quer algo parecido com Bitly com seu próprio domínio, com API, de baixo custo e instalado no seu servidor, essa é uma boa opção. O Núcleo usa bastante porque a gente curte coisa de código aberto e customizadas, mas certamente não é a ferramenta mais completa do mercado.


Figma

8,5/10

O Figma é uma boa ferramenta para criar templates, wireframes e protótipos de produtos. A gente usa bastante para o Legislatech e também para redes sociais e projetos gráficos. Pode ser um pouco complicada de usar no começo, mas depois você pega a manha e vai bem.


Playfair

7,5/10

Playfair é uma ferramenta open source de gráficos estáticos que eu particularmente utilizo desde 2016. Faz tempo que ela não é atualizada e certamente há ferramentas melhores por aí, mas a simplicidade e o potencial de customização que ela permite são bem legais.


Flourish

8,8/10

Fazer gráficos interativos ficou mais fácil e rápido depois do lançamento do Flourish. Temos uma conta de "newsroom", com acesso à API e o escambau, e é realmente uma boa ferramenta de visualização de dados. Tem algumas limitações, certo, mas a gente consegue sempre hackear o código e deixar com a nossa cara. Recomendadíssimo.


BÔNUS

Veja outras ferramentas indicadas por membros da nossa equipe.

Receba nossas newsletters e traga felicidade para sua vida.

Não perca nada: você vai receber as newsletters Garimpo (memes e atualidades), Polígono (curadoria de ciência nas redes sociais) e Prensadão (resumo semanal de tudo o que o Núcleo fez). É fácil de receber e fácil de gerenciar!
Show de bola! Verifique sua caixa de entrada e clique no link para confirmar sua inscrição.
Erro! Por favor, insira um endereço de email válido!