Governo apresentou planos estratégicos de conectividade a Big Techs em outubro

Representantes de Amazon, Google, Meta, Microsoft e do Departamento de Estado norte-americano estão interessados em iniciativas de conexão à internet no Brasil

Diplomatas, especialistas em cibersegurança e representantes de Big Techs dos EUA – como Amazon, Google, Meta e Microsoft – se reuniram em 23.out.2023 com o ministro das Comunicações, Juscelino Filho (UNIÃO-MA), para discutir a ampliação da conexão à internet no Brasil.

O Núcleo teve acesso à ata do encontro com os norte-americanos por meio da Lei de Acesso à Informação (LAI).

QUEM VEIO? A agenda em Brasília foi marcada com a diplomata Dorothy McAuliffe, representante especial para parcerias globais do Departamento de Estado dos EUA.

Ela faz parte da Delegação de Oportunidades de Parceria, uma iniciativa de Washington que busca "facilitar a colaboração entre o setor privado e países selecionados de importância estratégica para os Estados Unidos", segundo a ata obtida pela reportagem.

BIG TECH. As Big Techs tiveram representantes de:

  • Google;
  • Meta;
  • Microsoft;
  • Amazon Web Services (o braço de cloud da Amazon);
  • e a empresa de chips NVIDIA (que cresceu muito em 2023 por fornecer poder de processamento para inteligência artificial).

Outros 21 representantes do setor privado, da diplomacia e da academia do país também participaram da reunião com o ministro, seu assessor de assuntos internacionais, Jeferson Nacif, e o secretário de telecomunicações, Maximiliano Martinhão.

O QUE DISSE JUSCELINO? Na ocasião, o ministro listou aos norte-americanos quais os projetos de conectividade e inclusão digital estão sendo implementados pela pasta.

Juscelino Filho ressaltou "o olhar regulatório [do ministério] voltado para soluções que visam a segurança do investimento e a competição como fatores de comprometimento e atração do setor privado para o setor de telecomunicações".

Entre as iniciativas estratégicas da pasta apresentadas estão projetos que levam internet à região amazônica e a escolas públicas, o edital do 5G, a reestruturação da estatal Telebrás e investimentos em infraestrutura de rede.

O QUE DISSE MCAULIFFE? A diplomata disse que Brasil e EUA "enfrentam os mesmos desafios de inclusão digital nas áreas isoladas e rurais" e "compartilham os mesmos valores".

Ela também ressaltou que o objetivo principal de sua delegação é fomentar "parcerias entre os setores público e privado explorando oportunidades para futuros investimentos no exterior".

Leia a ata do encontro na íntegra:

Reportagem Pedro Nakamura
Edição Sérgio Spagnuolo

Receba nossas newsletters e traga felicidade para sua vida.

Não perca nada: você vai receber as newsletters Garimpo (memes e atualidades), Polígono (curadoria de ciência nas redes sociais) e Prensadão (resumo semanal de tudo o que o Núcleo fez). É fácil de receber e fácil de gerenciar!
Show de bola! Verifique sua caixa de entrada e clique no link para confirmar sua inscrição.
Erro! Por favor, insira um endereço de email válido!