Site coleta e vende milhões de interações públicas no Discord

Com essas informações, era possível obter um panorama das interações de uma pessoa, representando um risco não apenas para a privacidade, mas também em termos de espionagem e stalking.

Um site chamado Spy Pet reuniu e colocou para venda dados sobre a atividade dos usuários em servidores públicos do Discord, incluindo mensagens e reações.

O Spy Pet atua da mesma forma que o dis.cool, que por cinco anos coletou e vendeu informações relacionadas à atividade de usuários do Discord obtidos por meio de raspagem de dados públicos.

O site encerrou suas atividades em 2020 após uma mobilização no subreddit r/privacy, que levaram o caso para a moderação da plataforma.

COMO FUNCIONA. A Spy Pet coletou e arquivou mensagens e dados referentes à atividade de mais de 600 milhões de usuários em 14.000 servidores diferentes, acumulando um banco de dados com mais de 3 bilhões de mensagens, segundo o site da empresa, que já não está mais ativo.

Para identificar os usuários, o Spy Pet utilizava o User ID, uma sequência numérica atribuída a cada indivíduo no Discord.

💡
É importante deixar claro que a ferramenta não acessava mensagens privadas, limitando-se a coletar informações apenas dos servidores nos quais o raspador estava ativo.

Após realizar uma busca por usuário, conforme testes feitos pela 404media antes do site sair do ar, o Spy Pet mostrava uma página com os servidores dos quais o usuário participa e em que o raspador atua, as contas do Discord vinculadas ao usuário, uma tabela com as mensagens mais recentes e um histórico de entrada e saída dessa pessoa em canais de voz específicos de um servidor.

FUNCIONAVA. Ao tentar acessar o domínio — ao menos até às 15:30 da quarta-feira (17.abr) —, o usuário se depara com a imagem a seguir:

PQ IMPORTA? Os termos de serviço e as diretrizes de comunidade da plataforma declaram que ninguém pode raspar os dados do Discord sem a permissão por escrito da empresa. 

A empresa afirmou estar investigando o caso, mas, ao que tudo indica, o Spy Pet não obteve autorização do Discord.

Além disso, com essas informações, era possível obter um panorama das interações de uma pessoa, representando um risco não apenas para a privacidade, mas também em termos de espionagem e stalking.

A Spy Site Is Scraping Discord and Selling Users’ Messages
404 Media tested the service, called Spy Pet, and verified it is collecting information on Discord users, including the messages they post across usually disparate servers.

⚠️ Texto atualizado às 11:09 do dia 19.abr.2024 para corrigir o nome da ferramenta, que é Spy Pet, não Spy Net.

Receba nossas newsletters e traga felicidade para sua vida.

Não perca nada: você vai receber as newsletters Garimpo (memes e atualidades), Polígono (curadoria de ciência nas redes sociais) e Prensadão (resumo semanal de tudo o que o Núcleo fez). É fácil de receber e fácil de gerenciar!
Show de bola! Verifique sua caixa de entrada e clique no link para confirmar sua inscrição.
Erro! Por favor, insira um endereço de email válido!