Oposição quer saber mais sobre papel da Anatel no combate a desinformação eleitoral

Requerimento questiona 20 pontos, como relatórios de publicações removidas e denúncias sobre deep fakes nas redes

Alguns deputados da oposição querem saber mais sobre o papel da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) no combate à desinformação eleitoral, de acordo com requerimento apresentado dia 25.mar.2024.

O texto do requerimento do deputado federal Marcel Van Hattem (NOVO-RS), também assinado por seus correligionários Adriana Ventura (SP) e Gilson Marques (SC), questiona declarações do presidente da Anatel, Carlos Baigorri, que disse que a autarquia vai "usar a plenitude de seu poder de polícia junto às empresas de comunicações para retirar do ar todos os sites e aplicativos que estejam atentando contra a democracia por meio da desinformação e do uso de inteligência artificial para deepfakes”.

Veja os 20 pontos questionados aqui

  • Qual é o papel específico da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) no Centro Integrado de Enfrentamento à Desinformação e Defesa da Democracia?
  • Como será o trabalho desenvolvido pela ANATEL junto ao CIEDDE? Solicitamos a descrição pormenorizada das atividades e tarefas desempenhadas pela agência em cooperação com o TSE.
  • Como a ANATEL utilizará seu poder de polícia junto às empresas de comunicações para retirar do ar todos os sites e aplicativos que estejam atentando contra a democracia por meio da desinformação e do uso de inteligência artificial para deepfakes? As empresas e usuários que eventualmente estejam atentando contra a democracia serão previamente notificados para remoção do conteúdo ou a exclusão será automática?
  • Quais critérios e procedimentos serão adotados pela Anatel para determinar quais sites devem ser retirados do ar? Haverá possibilidade das plataformas e sites recorrerem da decisão de exclusão?
  • Quais serão os critérios utilizados pela ANATEL para classificar conteúdos como atentatórios à democracia?
  • Quais serão os critérios utilizados pela ANATEL para classificar conteúdos como desinformação?
  • Quem fará a verificação pela ANATEL de conteúdos contrários à democracia? Quais serão os critérios utilizados pela agência para escolha destes funcionários?
  • Como a Anatel planeja garantir que suas ações respeitem integralmente os princípios constitucionais da liberdade de expressão e de pensamento?
  • Como será garantida a transparência das ações da Anatel no âmbito do Centro Integrado de Enfrentamento à Desinformação e Defesa da Democracia?
  • Quais são os critérios estabelecidos pela Anatel para identificar e classificar conteúdos como fake news ou deep fake nas plataformas digitais?
  • A Anatel planeja utilizar alguma plataforma específica de perícia para auxiliar na identificação de eventuais manipulações ou rupturas no processo de averiguação dos fatos?
  • As plataformas digitais serão notificadas previamente pela Anatel sobre a remoção de postagens consideradas “hostis”?
  • A Anatel conduziu estudos técnicos para avaliar o impacto de interferência direta no mercado digital, considerando a interferência direta com a remoção de conteúdos das plataformas?
  • Como será atribuída a responsabilidade pelas publicações nas plataformas digitais? A responsabilidade será delegada ao usuário ou à própria plataforma onde a postagem foi realizada?
  • Houve consulta ao setor privado e às empresas de comunicação sobre a criação do Centro Integrado de Enfrentamento à Desinformação e Defesa da Democracia pela Anatel?
  • Existe um protocolo específico estabelecido pela Anatel para lidar com denúncias de fake news ou deep fake nas redes sociais e outras plataformas online?
  • O Centro Integrado de Enfrentamento à Desinformação e Defesa da Democracia disponibilizará canal de atendimento para realização de denúncias?
  • Qual é o tempo de apuração das postagens, a partir do momento da ciência dos fatos pelo CIEDDE até a exclusão da publicação?
  • A Anatel pretende realizar ações de conscientização pública sobre os riscos associados à disseminação de desinformação e fake news nas plataformas digitais? Em caso afirmativo, solicitamos o envio do plano de conscientização.
  • A Anatel disponibilizará relatórios com informações com número de publicações analisadas e removidas? Em caso afirmativo, serão disponibilizados a onde e em qual periodicidade?

CONVÊNIO. A Anatel e o TSE assinaram um acordo em dez.2023 para ter um canal direto de comunicação entre os dois órgãos, a fim de agilizar o cumprimento de decisões judiciais que determinem bloqueio de sites.

Em fev.2024, Baigorri disse que vai lançar um sistema no âmbito desse acordo.

Receba nossas newsletters e traga felicidade para sua vida.

Não perca nada: você vai receber as newsletters Garimpo (memes e atualidades), Polígono (curadoria de ciência nas redes sociais) e Prensadão (resumo semanal de tudo o que o Núcleo fez). É fácil de receber e fácil de gerenciar!
Show de bola! Verifique sua caixa de entrada e clique no link para confirmar sua inscrição.
Erro! Por favor, insira um endereço de email válido!