Agora é oficial: Meta anuncia fim do CrowdTangle

Dona do Facebook e do Instagram disse que vai encerrar atividades de sua ferramenta de transparência em agosto

Após sufocar por anos sua principal ferramenta de analytics e transparência disponível para jornalistas e pesquisadores, a Meta anunciou nesta quinta-feira (14.mar.2024) que vai encerrar o funcionamento do CrowdTangle em ago.2024.

Em um comunicado a usuários, a empresa informou que a ferramenta "não vai mais estar disponível após 14.ago.2024", e que a plataforma daqui pra frente vai estar em "modo de manutenção", ou seja, sem desenvolvimento ativo, apenas para correção de bugs.

ℹ️
O CROWDTANGLE é uma ferramenta de monitoramento de redes sociais que foi comprada pela Meta (então Facebook) em 2016. É usada por pesquisadores, acadêmicos, jornalistas e checadores de fatos para pesquisas no Facebook e no Instagram. A empresa perdeu acesso a dados de Twitter e Reddit após novas políticas de dados dessas empresas, e nunca incluiu informações de Threads, nem de Reels (recurso do Instagram), nem comentários em posts.

MOTIVAÇÃO. Oficialmente, segundo a Meta, o fim do CrowdTangle está associado a mudanças de tecnologia e regulatórias.

Mas a ferramenta de dados também foi muito utilizada por jornalistas e pesquisadores para encontrar diversos problemas nos produtos da Meta, como desinformação, discurso de ódio, spam e outras irregularidades que renderam publicidade negativa para empresa, o que exasperou executivos que acreditam que a empresa só faz coisas boas.

OUTRAS FERRAMENTAS. "Desativar o CrowdTangle vai permitir a nós focarmos recursos em nossas novas ferramentas de pesquisa, a Meta Content Library e a Content Library API, as quais fornecem dados úteis e de alta qualidade para pesquisadores", disse a Meta.

Jornalistas não são mencionados no comunicado. [Disclaimer: o Núcleo utilizou o CrowdTangle para diversas investigações ao longo dos anos]

A assessoria de imprensa da Meta informou por email que "pessoas de instituições acadêmicas qualificadas ou sem fins lucrativos que realizem pesquisas científicas ou de interesse público podem solicitar acesso a essas ferramentas por meio do Consórcio Interuniversitário para Pesquisa Política e Social (ICPSR) da Universidade de Michigan."

SINAIS CONSECUTIVOS. A longo dos últimos 3 anos, a Meta deu diversos sinais de que pretendia encerrar o CrowdTangle.

  • Em meados de 2021, a equipe que trabalhava com CrowdTangle dentro da Meta foi desmantelada e foi assinalada para outros projetos;
  • O ex-CEO do CrowdTangle, Brandon Silverman, deixou a empresa em out.2021;
  • E em jan.2022, a Meta deixou de aceitar novos usuários no CrowdTangle.

A Meta também rescindiu um contrato de US$40 mil com pesquisadores para entender discussões públicas ao redor da pandemia de COVID-19.

Meta dá novos sinais sobre fim do CrowdTangle
Ferramenta de monitoramento de redes sociais estará ativa pelo menos até novembro, mas dá sinais de enfraquecimento

Nota atualizada às 10h32 de 14.mar.2024 para incluir informações fornecidas pela Meta por email sobre outras ferramentas.

Receba nossas newsletters e traga felicidade para sua vida.

Não perca nada: você vai receber as newsletters Garimpo (memes e atualidades), Polígono (curadoria de ciência nas redes sociais) e Prensadão (resumo semanal de tudo o que o Núcleo fez). É fácil de receber e fácil de gerenciar!
Show de bola! Verifique sua caixa de entrada e clique no link para confirmar sua inscrição.
Erro! Por favor, insira um endereço de email válido!