Instagram e Facebook sofrem apagão; apps já voltaram a funcionar

Serviços começaram a ser restabelecidos por volta das 14h. Ainda não se sabe o que causou o apagão, que durou cerca de 1h30.

Um apagão que durou uma hora e meia interrompeu o funcionamento de Instagram, Facebook e Threads simultaneamente nesta terça-feira (5.mar.2024), deixando na mão milhares de pessoas que dependem desses serviços para negócios e para assuntos pessoais.

O WhatsApp também teve problemas em sua API do Business, que faz integrações com outros serviços – potencialmente afetando negócios que dependem do envio de mensagens pela plataforma. Mas o envio e recebimento de mensagens entre pessoas funcionou normalmente.

PROBLEMAS. Relatos dos problemas começaram a aparecer nas redes sociais e em diversos sites de monitoramento por volta das 12h30, e os serviços foram restabelecidos por volta das 14h. [Atualizado às 14h03].

Não ficou claro o que causou o apagão, que aparentemente aconteceu em várias partes do mundo. A Meta chamou de apenas um "problema técnico".

Um pouco antes das 13h, o porta-voz da Meta Andy Stone publicou no X/Twitter que a plataforma já está ciente do ocorrido.

SERVIÇOS AFETADOS. Além das redes sociais, segundo a própria ferramenta de status de produtos da Meta, às 13h48 a maioria dos serviços estava com "graves interrupções".

  • Ads Manager (gerenciador de anúncios)
  • Facebook e Instagram Shops (comércio)
  • Meta Business Suite
  • Meta Admin Center
  • Graph API
  • Facebook Login
  • WhatsApp Business API
  • Marketing API

RECLAMAÇÕES. Entre 12h e 14h12, o número de reclamações de problemas no Instagram ultrapassou 11.000 ocorrências em poucos minutos no site Down for Everyone or Just Me. Para o Facebook, entre meio-dia e 14h, as reclamações ultrapassaram 45 mil.

DE NOVO. Em out.2021, um problema nas rotas que levavam usuários os servidores da Meta derrubaram todos os serviços da empresa por várias horas.

O chamado BGP, protocolo de roteamento da internet que direciona usuários às aplicações do Facebook, parou de entregar conteúdo ao endereço da plataforma. BGP seria o equivalente a um sistema de trânsito que faz o tráfego em uma cidade funcionar.


A última atualização foi em 6.mar.2024 às 18h06, para incluir a volta dos serviços.

Receba nossas newsletters e traga felicidade para sua vida.

Não perca nada: você vai receber as newsletters Garimpo (memes e atualidades), Polígono (curadoria de ciência nas redes sociais) e Prensadão (resumo semanal de tudo o que o Núcleo fez). É fácil de receber e fácil de gerenciar!
Show de bola! Verifique sua caixa de entrada e clique no link para confirmar sua inscrição.
Erro! Por favor, insira um endereço de email válido!