Pavel Durov, CEO do Telegram, anunciou que o aplicativo vai dividir receita de publicidade com donos de canais.
O QUE HOUVE? Em março, o Telegram expandirá sua plataforma de publicidade para “quase cem novos países”, sem especificar quais.
Nesses locais, donos de canais onde os anúncios forem exibidos receberão 50% do valor pago ao Telegram pelos anunciantes.
Segundo Durov, os canais do Telegram gera 1 trilhão de visualizações por mês, mas apenas 10% dessa audiência gera faturamento até agora.
OK, MAS… Os pagamentos a donos de canais será feito em Toncoins, a criptomoeda do Telegram que usa a blockchain TON — a mesma usada na venda de nomes de usuários.
As moedinhas virtuais poderão ser usadas na compra de anúncios dentro do Telegram ou transformadas em dinheiro de verdade.
O QUE MAIS? Em uma atualização posterior, Durov comentou o temor de algumas pessoas de que o novo arranjo publicitário pudesse gerar uma concentração de Toncoins no Telegram.
Para resolver esse problema, o Telegram venderá Toncoins quando sua fatia ultrapassar 10% do total.
A venda tem algumas restrições, como só ser feita para grandes investidores (acima de US$ 1 milhão) e ter um período de lockup de 1–4 anos, ou seja, o tempo em que os compradores não poderão se desfazer das criptomoedas.
Via @durov/Telegram (2) (em inglês).