Como o WhatsApp vai “conversar” com outros apps na Europa

Em entrevista à Wired, diretor do WhatsApp deu detalhes do plano de interoperabilidade imposto pela União Europeia.

O prazo para que as big techs adequem seus serviços e aplicativos ao Regulamento dos Mercados Digitais (DMA, na sigla em inglês) está se aproximando, e o WhatsApp detalhou como conversará com rivais.

CONTEXTO. O WhatsApp foi classificado como um dos serviços “gatekeepers” pela Comissão Europeia à luz do DMA.

Com isso, a Meta ficou obrigada a fazer ajustes para aumentar a competitividade no setor de atuação do app.

DETALHES. Detalhes do movimento foram dados à revista Wired, com falas de Dick Brouwer, diretor de engenharia do WhatsApp.

A princípio, a interoperabilidade abrangerá mensagens de texto, envio de imagens, áudios, vídeos e trocas de arquivos entre pessoas.

Ligações de áudio e vídeo e grupos ficaram para depois.

O recurso será opcional (“opt-in”).

Caso opte por conversar com pessoas em outros aplicativos, uma nova aba surgirá no WhatsApp — como se viu, em testes, em set.2023.

OK, MAS… Antes de sair conversando com gente no Signal, Telegram e outros, esses aplicativos terão que assinar um acordo e seguir os termos da Meta.

E isso talvez seja um grande problema, porque esses aplicativos terão que trocar dados com servidores da Meta e usar os protocolos de cliente-servidor do WhatsApp.

(Existirá a opção, segundo Brouwer, de usar um “proxy”, uma espécie de servidor intermediário, mas aumenta a complexidade e os custos.)

Uma porta-voz do Threema, aplicativo de mensagens suíço, disse à Wired que o sistema proposto pela Meta não alcança os padrões de segurança e privacidade, por isso o aplicativo não deverá conversar com o WhatsApp.

A revista perguntou a outros nove apps de mensagens quais os planos em relação ao WhatsApp. Só dois responderam, Snap e Discord, e disseram que não pretendem se integrar com o app da Meta.

Mesmo com os novos detalhes revelados, ainda há dúvidas sobre o funcionamento do recurso. Dúvidas que provavelmente só serão desvendadas quando o sistema for liberado, a partir de mar.2024.

Via Wired (em inglês).

Receba nossas newsletters e traga felicidade para sua vida.

Não perca nada: você vai receber as newsletters Garimpo (memes e atualidades), Polígono (curadoria de ciência nas redes sociais) e Prensadão (resumo semanal de tudo o que o Núcleo fez). É fácil de receber e fácil de gerenciar!
Show de bola! Verifique sua caixa de entrada e clique no link para confirmar sua inscrição.
Erro! Por favor, insira um endereço de email válido!