O lucro da Meta em 2023 disparou 69%
sobre o ano anterior, totalizando quase US$40 bilhões, após uma forte retomada com receita de anúncios no mundo inteiro (especialmente nos EUA e no Canadá) em suas aplicações.
E O METAVERSO? A empresa não deu muitos detalhes sobre o metaverso, com o qual já enterrou mais de US$15 bilhões nos últimos anos e não conseguiu fazer decolar.
O release de resultados apenas informou que "fizemos muito progresso com nossa visão para avançar IA e o metaverso".
USUÁRIOS ATIVOS. O número de usuários ativos mensais (MAP, na sigla em inglês) cresceu 6% ano a ano – totalizando 3,98 bilhões de contas que entraram em alguma de suas plataformas ao menos uma vez por mês. [NOTA DO EDITOR: A Meta usa "pessoas", e não usuários, na sigla.]
Essa é uma métrica importante pra empresa, que nos últimos anos se viu questionada por analistas de mercado, investidores e jornalistas sobre o apelo de seus apps (Instagram, WhatsApp e, especialmente, Facebook) junto a novos usuários, frente à concorrência de plataformas como TikTok.
O número de usuários ativos diários (DAP) cresceu 8%, para 3,19 bilhões.
GANHOU GRANA. A receita total da empresa no ano foi de US$134,9 bilhões
no ano, uma alta considerável de 16%
.
O volume de impressões de anúncios cresceu 28% no ano passado em comparação a 2022, o que compensou uma queda no preço por anúncio de 9% (afinal, quanto mais gente vende, mais dinheiro entra).
O que também cresceu bem foi a margem operacional da companhia, que saltou de 25% em 2022 para 35% (a margem indica o quanto a empresa fica em relação ao que ganha e ao que gasta).
REESTRUTURAÇÃO E DEMISSÕES. A empresa informou ter iniciado em 2022 processos para aumentar sua eficiência e priorizar certas estratégias de negócios – resultando em melhorias em data centers, consolidação de escritórios e instalações e culminando na demissões em massa de funcionários.
Em 2023, essa reestruturação custou à companhia US$4,2 bilhões.
INVESTIMENTOS. A empresa espera investir entre US$30 bilhões e US$37 bilhões em 2024, especialmente em servidores para apoiar o desenvolvimento de inteligência artificial.
Em jul.2023, a Meta lançou seu grande modelo de linguagem (LLM) LLaMa2 para concorrer com OpenAI, Google e outras empresas.
Via Meta [release] [apresentação]