O drama na OpenAI continua

Semana passada, Altman mencionou em entrevista que a startup estaria procurando mais investimentos da Microsoft para desenvolver uma IA geral, capaz de replicar o comportamento e aprendizado humano.

Sob anonimato, funcionários da OpenAI informaram à imprensa americana que, antes da demissão do CEO Sam Altman, o conselho da empresa recebeu uma carta dos pesquisadores da equipe de segurança em inteligência artificial, destacando uma “descoberta significativa” de uma IA que, segundo eles, “poderia representar uma ameaça à humanidade”.

A novela da OpenAI que culminou na demissão de Sam Altman
Em um final de semana digno de “Succession”, a OpenAI perdeu seu CEO e maior expoente da inteligência artificial para a Microsoft

ENTENDA. Segundo matérias da Reuters e do The Information, a IA em questão é um modelo interno chamado Q* (pronunciado Q Star), que internamente demonstrou habilidade para resolver problemas matemáticos ao nível escolar.

Segundo a Reuters, a então CEO-interina e agora executiva da OpenAI, Mira Murati, informou aos funcionários que essa carta foi uma das razões que motivaram o conselho a demitir Altman na última sexta-feira (17.nov).

Para os pesquisadores que redigiram a carta, esse avanço seria crucial para o desenvolvimento de uma Inteligência Artificial Geral (AGI), uma vez que o modelo necessitaria de capacidades de raciocínio superiores, semelhantes à inteligência humana, para realizar cálculos.

OpenAI quer mais grana da Microsoft e construir IA sinistra de esperta
A chamada AGI (IA Geral, na sigla em inglês), seria tão inteligente quanto os seres humanos. Microsoft já investiu mais de US$12 bilhões na criadora do ChatGPT

VALE SABER. A Reuters afirmou não ter obtido uma cópia da carta, e os funcionários falaram anonimamente por não estarem autorizados a serem porta-vozes da empresa.

Após a publicação da matéria, Lindsey Held, porta-voz da OpenAI, disse ao The Verge que a informação não foi compartilhada com os funcionários. Um outro funcionário afirmou ao site que o conselho nunca recebeu tal carta.

CEO OpenAI é recontratado 5 dias após ter sido demitido
Mais um novo desdobramento do novelão envolvendo o executivo Sam Altman e o Conselho de Administração de uma das mais notórias organizações de inteligência artificial

Via Reuters e The Information (em inglês)

Receba nossas newsletters e traga felicidade para sua vida.

Não perca nada: você vai receber as newsletters Garimpo (memes e atualidades), Polígono (curadoria de ciência nas redes sociais) e Prensadão (resumo semanal de tudo o que o Núcleo fez). É fácil de receber e fácil de gerenciar!
Show de bola! Verifique sua caixa de entrada e clique no link para confirmar sua inscrição.
Erro! Por favor, insira um endereço de email válido!