Japão investiga práticas anticoncorrência da Alphabet

As suspeitas estão centradas na acusação de pressão indevida do Google sobre os fabricantes de dispositivos para obter permissão de uso da Play Store.

A Comissão do Comércio Justo do Japão (JFTC, na sigla em inglês), assim como os Estados Unidos, onde o Google enfrenta um processo do Departamento de Justiça, está investigando a Alphabet, empresa mãe do Google, por supostas violações e práticas anticoncorrência no setor de mecanismos de busca.

O foco da investigação no Japão está nos acordos do Google com fabricantes de smartphones Android, que adquiriu em 2007. Algumas das marcas que usam o sistema operacional são Samsung, Huawei, Xiaomi e LG, entre outros.

ENTENDA. Suspeitas surgem em relação à alegação de que o Google estaria exercendo pressão indevida sobre esses fabricantes, obrigando-os a incluir o Google Search, Chrome e Play Store, além de determinar a disposição dos ícones desses aplicativos nas telas dos dispositivos.

Outra alegação da JFTC envolve o compartilhamento de receitas de anúncios relacionados ao mecanismo de busca do Google, sob a condição de que os fabricantes de smartphones bloqueiem serviços de pesquisa concorrentes.

Geralzão da porradaria entre governo dos EUA e Google
O essencial para saber tudo sobre o julgamento sobre práticas do Google no mercado de buscas online
Governo dos EUA processa Google por monopólio em publicidade
Departamento de Justiça e oito estados exigem que Google se desfaça das suas divisões de publicidade.

Via JFTC (em inglês)

Receba nossas newsletters e traga felicidade para sua vida.

Não perca nada: você vai receber as newsletters Garimpo (memes e atualidades), Polígono (curadoria de ciência nas redes sociais) e Prensadão (resumo semanal de tudo o que o Núcleo fez). É fácil de receber e fácil de gerenciar!
Show de bola! Verifique sua caixa de entrada e clique no link para confirmar sua inscrição.
Erro! Por favor, insira um endereço de email válido!