Microsoft quis vender Bing à Apple como substituto do Google

Um executivo da Microsoft declarou na quinta-feira que os presidentes executivos de ambas as empresas, Tim Cook e Satya Nadella, se encontraram para discutir essa oportunidade.

Em 2020, a Microsoft considerou vender seu mecanismo de busca Bing para substituir o Google como opção padrão nos dispositivos da Apple, conforme relato da Bloomberg baseado em fontes não divulgadas.

A empresa também tentou vender o Bing para a Samsung, mas os executivos recusaram a proposta.

POR QUE IMPORTA? Apesar das negociações não terem progredido, o caso é fundamental no atual processo antitruste do Departamento de Justiça dos Estados Unidos contra o Google.

A Microsoft e a Apple têm papéis importantes no processo, onde o acordo entre as empresas é citado como prova da suposta dominação injusta do mercado de buscas pelo Google.

As três ameaças ao Google
O Google nunca enfrentou concorrência séria. Agora, de uma vez só, três ameaças reais convergiram ao mesmo tempo e emparedaram a empresa. Há saída?

ENTENDA. Nos primeiros dias do julgamento, veio à tona que o Google possui um acordo anual (iniciado em 2002) de até US$ 10 bilhões com a Apple para tornar seu mecanismo de busca o padrão nos dispositivos.

Os procuradores argumentam que esse valor pode, na verdade, chegar a até US$ 18 bilhões. Esse acordo influenciou a recusa da Apple em adquirir o Bing, segundo a Bloomberg.

TEM MAIS. Durante uma audiência na quinta-feira (28.set), o executivo de desenvolvimento de negócios da Microsoft, Jon Tinter, depôs que a empresa considerou fazer um investimento multibilionário em seu relacionamento com a Apple em 2016, buscando superar o Google e tornar o Bing a opção padrão nos dispositivos da Apple.

Os presidentes executivos de ambas as empresas, Tim Cook e Satya Nadella, se reuniram para discutir essa possibilidade, disse Tinter.

Google é acusado (novamente) de destruir provas em casos antitruste
Juiz responsável por vários casos antitruste envolvendo o Google diz que a plataforma falhou em preservar registros e tentou atrapalhar investigações

Via Bloomberg (em inglês)

Texto Sofia Schurig
Edição Alexandre Orrico

Receba nossas newsletters e traga felicidade para sua vida.

Não perca nada: você vai receber as newsletters Garimpo (memes e atualidades), Polígono (curadoria de ciência nas redes sociais) e Prensadão (resumo semanal de tudo o que o Núcleo fez). É fácil de receber e fácil de gerenciar!
Show de bola! Verifique sua caixa de entrada e clique no link para confirmar sua inscrição.
Erro! Por favor, insira um endereço de email válido!