Agências de inteligência dos EUA terão robozinho tipo ChatGPT

O Departamento de Defesa dos EUA formou uma equipe em agosto para analisar usos e preocupações sobre grandes modelos de linguagem.

A CIA está desenvolvendo um chatbot similar ao ChatGPT, que será compartilhado com outras forças de segurança e inteligência dos Estados Unidos. A agência tem adquirido informações de corretoras de dados — empresas que coletam e comercializam grandes volumes de dados pessoais.

ENTENDA. A ferramenta de IA da CIA possibilitará aos usuários rastrear a fonte original das informações que estão acessando. A Bloomberg divulgou a notícia, mas não especificou o modelo de linguagem que impulsionará o chatbot.

Essa ferramenta estará disponível em toda a comunidade de inteligência dos EUA, composta por 18 agências, incluindo a Agência de Segurança Nacional, as polícias federais, entre outras.

O Departamento de Defesa dos Estados Unidos, que supervisiona agências de espionagem e inteligência, estabeleceu uma força-tarefa em ago.23 para investigar possíveis usos e problemas associados aos grandes modelos de linguagem. 

POR QUÊ? Segundo a Bloomberg, a ferramenta faz parte de uma campanha governamental mais ampla para aproveitar o poder da IA e competir com a China, que busca se tornar a líder global no campo até 2030. 

Via Bloomberg (em inglês)

Texto Sofia Schurig
Edição Alexandre Orrico

Receba nossas newsletters e traga felicidade para sua vida.

Não perca nada: você vai receber as newsletters Garimpo (memes e atualidades), Polígono (curadoria de ciência nas redes sociais) e Prensadão (resumo semanal de tudo o que o Núcleo fez). É fácil de receber e fácil de gerenciar!
Show de bola! Verifique sua caixa de entrada e clique no link para confirmar sua inscrição.
Erro! Por favor, insira um endereço de email válido!