Em 7 meses, Meta removeu 70 mil conteúdos por incitação à violência após denúncias de usuários

Dados foram enviados a CPMI; Meta disse também que 153 lives foram interrompidas pelo mesmo motivo nos dias 12.dez e 8.jan

A Meta agiu sobre quase 70 mil denúncias de usuários contra conteúdos que continham incitação à violência, entre 1.out.2022 e 25.mai.2023, de acordo com documento enviado pela empresa à CPMI que investiga os ataques à Praça dos Três Poderes em Brasília em 8.jan.

Os dados vieram em resposta a requerimento do Deputado Duarte (PSB-MA), que pediu informações sobre conteúdos do Instagram e Facebook relacionados aos atos no dia do ataque à capital federal.

VOLUME. Conforme informado no fim de fev.2023, a Meta removeu mais de 2 milhões de conteúdos que pediam intervenção militar (+1 milhão no Facebook e 960 mil no Instagram) entre 16.ago.22 até 8.jan.2023, por violações à Política de Violência e Incitação à Violência no Brasil.

Esses posts foram removidos, aparentemente, por iniciativa própria da Meta.

Além disso, a empresa citou que, entre outubro e maio deste ano, foram revistos, classificados e removidos 69.572 conteúdos de incitação à violência após denúncias feitas por usuários. Não há dados comparativos com outros períodos, então não é possível saber se isso é muito ou pouco.

Recorte apresentado pela Meta à CPMI do 8.jan

LIVES. A Meta disse também que 153 transmissões ao vivo foram interrompidas pelo mesmo motivo nos dias 12.dez.2022 (quando bolsonaristas invadiram a sede da Polícia Federal em Brasília e incendiaram carros e ônibus na capital) e 8.jan.2023.

Referência: Documento 221 -CPMI8Jan

Texto Leonardo Coelho
Edição Sérgio Spagnuolo

Receba nossas newsletters e traga felicidade para sua vida.

Não perca nada: você vai receber as newsletters Garimpo (memes e atualidades), Polígono (curadoria de ciência nas redes sociais) e Prensadão (resumo semanal de tudo o que o Núcleo fez). É fácil de receber e fácil de gerenciar!
Show de bola! Verifique sua caixa de entrada e clique no link para confirmar sua inscrição.
Erro! Por favor, insira um endereço de email válido!