Autoridades russas conseguem espionar WhatsApp e Signal, diz NYT

Ferramentas podem rastrear a localização de telefones, identificam quem está por trás de usuários anônimos e invadem contas

Autoridades russas possuem ferramentas de vigilância digital para monitorar atividades em aplicativos criptografados, como WhatsApp e Signal, segundo o jornal The New York Times.

Essas ferramentas podem rastrear a localização de telefones, identificam quem está por trás de usuários anônimos e invadem contas.

O teor da reportagem se baseia em documentos de fornecedores de vigilância russos, especialistas em segurança, ativistas digitais e um envolvido nas operações de vigilância digital do país.

A descrição da reportagem sobre os possíveis usos dessas ferramentas se assemelha às denúncias feitas por Edward Snowden em 2013 sobre as armas de ciberespionagem das agências de segurança dos Estados Unidos.

ENTENDA. Uma das empresas russas mencionadas, MFI Soft, possui um sistema de rastreamento que exibe informações sobre assinantes de telecomunicações, juntamente com análises estatísticas do tráfego de internet, em um painel de controle especializado usado por órgãos policiais russos.

Já outra ferramenta da MFI Soft pode rastrear a localização de dois telefones ao longo do dia para determinar se eles se encontraram simultaneamente, indicando um possível encontro entre as pessoas.

A reportagem não detalha como as ferramentas russas contornam a criptografia dos apps, mas indica que elas permitem a vigilância de atividades em aplicativos como WhatsApp e Signal. As ferramentas podem ter mecanismos para acessar ou contornar a criptografia, mas os métodos exatos não são mencionados.

TEM MAIS. Segundo o veículo, essas tecnologias também são vendidas para outras regiões, como Europa Oriental, Ásia Central, África, Oriente Médio, América do Sul e até áreas da Ucrânia atualmente ocupadas por tropas russas.

Quer bombar no Telegram? Tente dar um golpe de Estado
Estratégias simples faz com que bloqueio de líder do Grupo Wagner não faça efeito. O resultado? 11 bilhões de views.

Via New York Times (em inglês)

Texto Sofia Schurig
Edição Sérgio Spagnuolo

Receba nossas newsletters e traga felicidade para sua vida.

Não perca nada: você vai receber as newsletters Garimpo (memes e atualidades), Polígono (curadoria de ciência nas redes sociais) e Prensadão (resumo semanal de tudo o que o Núcleo fez). É fácil de receber e fácil de gerenciar!
Show de bola! Verifique sua caixa de entrada e clique no link para confirmar sua inscrição.
Erro! Por favor, insira um endereço de email válido!