Moderadores no Quênia processam Meta pela 3ª vez por más condições de trabalho

Ex-funcionários da Sama, terceirizada da Meta, reivindincam reconhecimento e recompensa pela atividade de moderação e impacto à saúde mental

Moderadores de conteúdo da Meta no Quênia entraram pela terceira vez com um processo contra a empresa reivindicando que os funcionários sejam reconhecidos e recompensados de maneira justa pela atividade de moderação e pelo impacto à saúde mental.

A ação, reportada pelo Nation Africa, está sendo movida por moderadores da Sama, uma terceirizada da Meta, e acusa a empresa de rescisão ilegal, discriminação e violação de direitos.

SAÚDE MENTAL. A ação detalha como a atividade de moderação tem um impacto avassalador à saúde mental de funcionários que são expostos a conteúdos de todo tipo e como a Meta é falha em fornecer suporte adequado a essas pessoas.

O processo também elucida quantos moderadores a Meta dedicava ao leste e sul africano: 260. Todos foram demitidos depois que a Meta encerrou o contrato com a Sama após uma reportagem da Time revelar abusos e condições insalubres.

RETALIAÇÃO. Depois de uma ação judicial iniciada contra a Sama e a Meta, moderadores relataram uma piora no ambiente de trabalho, incluindo vigilância durante o turno e promessas vagas sobre renovações de contrato. A nova ação alega que a Sama começou a demitir funcionários sem justificada e não preencheu estas vagas.

Texto Laís Martins
Edição Alexandre Orrico

Receba nossas newsletters e traga felicidade para sua vida.

Não perca nada: você vai receber as newsletters Garimpo (memes e atualidades), Polígono (curadoria de ciência nas redes sociais) e Prensadão (resumo semanal de tudo o que o Núcleo fez). É fácil de receber e fácil de gerenciar!
Show de bola! Verifique sua caixa de entrada e clique no link para confirmar sua inscrição.
Erro! Por favor, insira um endereço de email válido!