Mastodon alcança 10 milhões de usuários cadastrados

É bastante gente, mas ainda falta muito para o Mastodon incomodar as redes comerciais.

O Mastodon bateu a marca de 10 milhões de usuários neste domingo (19.mar).

O perfil @[email protected] revelou o número. Criado em 2018 pelo húngaro Zoltán Gálli, trata-se de um robô que monitora o número de usuários em todas as instâncias conhecidas do Mastodon.

Print do perfil @mastodonusercount@mastodon.social com dois gráficos, um de usuários, outro de instâncias ativas. No campo de texto, lê-se “10,001,119 accounts”.
Imagem: @[email protected]/Reprodução.

CONTEXTO. Apesar do número grande, 10 milhões ainda é uma gota no oceano comparado às grandes redes sociais, como Instagram, TikTok e até o Twitter, que trabalham com centenas de milhões ou mesmo bilhões de usuários.

Além disso, o robô contabiliza o total de usuários cadastrados em vez de usuários ativos, a métrica mais aceita no mercado.

Em fevereiro, a revista Wired tentou estimar o total de usuários ativos e encontrou um número perto dos 2,5 milhões.

A diferença é normal. O Twitter, por exemplo, tem mais de 1 bilhão de usuários cadastrados e pouco mais de 300 milhões ativos.

Via @[email protected] (em inglês).

Receba nossas newsletters e traga felicidade para sua vida.

Não perca nada: você vai receber as newsletters Garimpo (memes e atualidades), Polígono (curadoria de ciência nas redes sociais) e Prensadão (resumo semanal de tudo o que o Núcleo fez). É fácil de receber e fácil de gerenciar!
Show de bola! Verifique sua caixa de entrada e clique no link para confirmar sua inscrição.
Erro! Por favor, insira um endereço de email válido!