Comissão Europeia proíbe funcionários de terem TikTok

Decisão de órgão europeu ecoa preocupações de outras instituições de governo sobre o aplicativo chinês

A Comissão Europeia proibiu seus funcionários de terem o aplicativo do TikTok instalado em seus celulares – os funcionais e os de uso pessoal caso caso tenham aplicativos ligados ao trabalho –  de acordo com o site Politico Europe.

CONTEXTO. A decisão da Comissão ecoa medidas de outros órgãos de governo que também adotaram restrições semelhantes por preocupações sobre os dados que são coletados pelo aplicativo, propriedade da empresa chinesa ByteDance.

Mais da metade dos governos estaduais nos Estados Unidos já proibiram o aplicativo em celulares funcionais. Algumas universidades do país também adotaram regras semelhantes.

O QUE TÁ PEGANDO. As preocupações são de que o  super preciso algoritmo do aplicativo possa estar sendo usado para influenciar pessoas e que o governo chinês esteja coletando dados de estrangeiros através do app.

O cerco contra o TikTok nos EUA e na União Europeia
Apesar da plataforma gastar milhões em lobby em Washington, TikTok pode ser banido dos EUA. Na Europa, a situação do app também está complicada
Texto Laís Martins
Edição Sérgio Spagnuolo

Receba nossas newsletters e traga felicidade para sua vida.

Não perca nada: você vai receber as newsletters Garimpo (memes e atualidades), Polígono (curadoria de ciência nas redes sociais) e Prensadão (resumo semanal de tudo o que o Núcleo fez). É fácil de receber e fácil de gerenciar!
Show de bola! Verifique sua caixa de entrada e clique no link para confirmar sua inscrição.
Erro! Por favor, insira um endereço de email válido!