Medium lança instância do Mastodon

Fundadores do Twitter já se cadastram no serviço. Para CEO do Medium, Mastodon é “uma força do bem emergente nas mídias sociais”

O Medium lançou uma instância do Mastodon própria, a md.me.

COMO ASSIM? Em um post no blog oficial do serviço, Tony Stubblebine, CEO do Medium, disse que o objetivo é “ajudar nossos autores, publicações e leitores a encontrarem um lar no fediverso”.

Para Stubblebine, o Mastodon é “uma força do bem emergente nas mídias sociais”.

O acesso aos usuários do Medium será escalonado:

  • Neste primeiro momento, apenas funcionários, incluindo um perfil institucional e o próprio Stubblebine, já têm contas na instância.
  • A partir desta sexta (13.jan), autores e publicações começarão a ser convidados. É possível solicitar um assento na instância do Medium cadastrando-se aqui.
  • “Em breve” o acesso será liberado a todos os usuários pagantes do Medium.

Para viabilizar a terceira etapa, o Medium está trabalhando em um login único que permita aos usuários autenticarem-se na instância do Mastodon usando o mesmo login e senha do próprio Medium.

MOTIVAÇÃO. No Mastodon, o CEO Stubblebine disse que sua postura em relação ao Mastodon mudou no Natal por dois motivos:

  1. Ele entrou no serviço e adorou.
  2. Ele viu a Mozilla anunciar que lançaria uma instância própria do Mastodon e viu nisso uma espécie de validação do modelo.

O Medium junta-se à Mozilla e ao navegador Vivaldi no ainda pequeno rol de empresas lançando instâncias próprias no fediverso.

QUEM MAIS? Segundo a newsletter de tecnologia da Bloomberg, dois dos fundadores do Twitter, Biz Stone e Ev Williams, ingressaram recentemente no Mastodon. (Só conseguimos localizar o perfil de Stone, porém.)

Williams fundou e foi o CEO do Medium até meados de 2022.

Stone disse à publicação que:

“Estou fuçando ali [no Mastodon]. Não sei se estou fazendo algo errado, mas a minha experiência com o Twitter não tem sido muito legal. Não sei se são as pessoas que sigo que não estão postando ou o que está acontecendo.”

Via Medium, Bloomberg Technology (ambos em inglês).

Receba nossas newsletters e traga felicidade para sua vida.

Não perca nada: você vai receber as newsletters Garimpo (memes e atualidades), Polígono (curadoria de ciência nas redes sociais) e Prensadão (resumo semanal de tudo o que o Núcleo fez). É fácil de receber e fácil de gerenciar!
Show de bola! Verifique sua caixa de entrada e clique no link para confirmar sua inscrição.
Erro! Por favor, insira um endereço de email válido!