Maior comunidade brasileira no Reddit reforça moderação

Moderadores do r/brasil admitem um aumento de violações, como comentários misóginos, homofóbicos e transfóbicos

Os mais recentes alertas do Reddit para combater discurso de ódio na rede social parecem ter ligado um alerta nos moderadores da r/brasil, a maior comunidade brasileira na plataforma.

Quatro dias após o subreddit r/brasilivre ter sido advertido pela administração do Reddit por não aplicar devidamente as regras do site, a r/brasil publicou um post (fixado 📌) detalhando como funciona a moderação no canal.

Reddit fecha o cerco contra discurso de ódio em fóruns — incluindo um brasileiro
Fóruns mais permissivos, como r/Brasilivre e r/PoliticalCompassMemes, foram notificados pelo Reddit para moderarem conteúdo de ódio.

O post também enfatizou a importância da moderação de conteúdo por parte dos próprios usuários, que podem denunciar quaisquer conteúdos que violem regras de comunidade. Esse modelo descentralizado de moderação do Reddit é considerado um de seus maiores recursos.

O r/Brasil tem mais de 960 mil membros e aparentemente não foi advertido pelo Reddit, mas seu esforço vem num momento em que moderadores admitem ter percebido um aumento "relativamente grande" de violações às regras da comunidade.

Entre eles, comentários “misóginos, machistas, homofóbicos e principalmente transfóbicos”.

"Com isto em mente estamos convidando users destas comunidades para compor a moderação do r/brasil e pensar em conjunto ações para melhorar a qualidade do sub para todas, todos e todes", diz o post.

Ajude a manter nosso conteúdo aberto para todos e receba benefícios exclusivos.
Custa apenas R$10.

QUAIS SÃO AS REGRAS? Além de seguir a etiqueta padrão do Reddit (conhecida como reddiquette), o r/Brasil tem um conjunto de regras próprias.

Entre as mais importantes, é exigido que:

  • todo conteúdo respeite leis brasileiras e dos EUA;
  • respeite usuários e a diversidade;
  • e preserve a privacidade de pessoas comuns.

Também existem conteúdos indesejados (como spams ou notícias falsas), que podem resultar em punições quando compartilhadas, ainda que em forma de sátira ou alerta a outros usuários.

Uma postagem pode ser automaticamente excluída quando linkar um ou mais dos 22 sites na lista de banimento do subreddit. Entre eles, estão o Terça Livre, Jornal da Cidade Online, O Antagonista, Daily Mail, Brasil 247 e o próprio Facebook.

Como é a moderação de conteúdo do Reddit
Sistema atrai olhares de plataformas como Facebook e Twitter, mas modelo não é perfeito: rede não paga nem protege moderadores

MÉTRICAS. A postagem no r/Brasil também divulga métricas de denúncias, banimentos e estatísticas da comunidade durante os meses de maio e junho de 2022.

Nos dois meses somados, o subreddit teve 11,1 mil comentários filtrados e outros 5,4 mil removidos.

Foram expulsos 638 usuários no bimestre.

CONTEXTO. Na segunda-feira (18.jul), o r/brasilivre, um subreddit com 196 mil membros que flerta com a extrema-direita, recebeu um aviso da administração do Reddit sobre discurso de ódio. Em anúncio na página principal, moderadores alegaram em publicação uma falta de objetividade do Reddit sobre o que é discurso de ódio.

Via r/brasil e Núcleo

Edição Sérgio Spagnuolo

Receba nossas newsletters e traga felicidade para sua vida.

Não perca nada: você vai receber as newsletters Garimpo (memes e atualidades), Polígono (curadoria de ciência nas redes sociais) e Prensadão (resumo semanal de tudo o que o Núcleo fez). É fácil de receber e fácil de gerenciar!
Show de bola! Verifique sua caixa de entrada e clique no link para confirmar sua inscrição.
Erro! Por favor, insira um endereço de email válido!