O metaverso está vazando no mundo real

Você pode não gostar do metaverso, mas vai ter que aguentar os avatares feios da Meta aparecendo no Instagram e no WhatsApp.
Quer receber a Status, nossa newsletter semanal exclusiva sobre produtos nas redes sociais?
Apoie o Núcleo, custa só R$10
.

A Meta reuniu a imprensa na última quarta-feira (12.out) para falar de metaverso. Anunciou o novo óculos de realidade virtual Meta Quest Pro – que custa módicos US$ 1,5 mil (~R$8.000) –, uma parceria com a Microsoft, recursos para profissionais e, no que importa aqui, integrações do metaverso com suas outras propriedades.

Meta Quest Pro: capacete de realidade virtual da Meta que custa US$1.500

Em breve, será possível usar os avatares do Horizon Worlds (aqueles que ainda são feiões) no Instagram, Messenger e WhatsApp. Quem quiser, poderá trocar o próprio rosto pela sua versão “avatarizada” em videochamadas nesses aplicativos. E clipes do Horizon Worlds poderão ser compartilhados na forma de Reels.

A chamada de Amanda Silberling no TechCrunch resume um pouco o sentimento frio que dominou esses e outros anúncios feitos por Mark Zuckerberg em pessoa: “Ninguém pediu, mas você pode compartilhar vídeos do Horizon Worlds nos Reels do Instagram.”

A aposta no metaverso é de longo prazo. Zuck já deu diversas declarações dizendo que a sua visão desse mercado só deve estar pronta em 2030. O caminho até lá será difícil — para a Meta, que terá que lidar com a desconfiança e impaciência de Wall Street, e para nós, que teremos que aguentar ainda mais entulho indesejado nas redes da empresa.

BeReal

O BeReal segue em crescimento exponencial e, em setembro, o Brasil tomou a vice-liderança do Reino Unido no ranking de downloads. [Núcleo]

Facebook

Pouco mais de 400 aplicativos para Android e iOS serviam apenas para roubar senhas do Facebook. A categoria mais explorada era a de editores de imagens. Os apps maliciosos foram removidos das lojas. [Núcleo]

Começaram os testes para convidar colaboradores para a criação de Reels no Facebook. [@alex193a/Twitter]

Google

O Google explica o PAIR, seu novo sistema que segmenta anúncios a audiências, cruzando dados cedidos pelos usuários a bases distintas, sem recorrer a cookies de terceiros. [Google]

Instagram

Em mais uma tentativa de estimular a produção de Reels, o Instagram ensaia distribuir “conquistas” para quem produz esse tipo de conteúdo na plataforma. [@alex193a/Twitter]

Meta

Entre os dias 1º-7.nov, acontece a Creator Week, evento da Meta para criadores de conteúdo. O foco, este ano, deve ser nos criadores do Reels. [Meta]

TikTok

Uma parceria entre TikTok e Linktree permite que criadores coloquem seus vídeos do TikTok diretamente nos sites gerados pelo Linktree. [Núcleo]

Twitter

Começou um teste oficial do Twitter para permitir que comunidades hospedem “Spaces” (conversas em áudio). [@HiCommunities/Twitter]

Dicas do Twitter para campanhas e ações na plataforma durante a Copa do Mundo do Catar. [Twitter]

O Twitter está trabalhando em uma configuração global para definir quem pode mencioná-lo(a) em posts e respostas. [@wongmjane/Twitter]

Apenas nos EUA, por ora, o Twitter está testando a inclusão de links externos, mais destacados no perfil, para contas profissionais. [@TwitterBusiness/Twitter]

As novas figurinhas de emojis 3D do Twitter estão sendo usadas por algumas pessoas para a criação de colagens dentro do aplicativo. [SocialMediaToday]

WhatsApp

Elementos do recurso de edição de imagens apareceram em uma versão beta do WhatsApp para Android. Vem aí? [WABetaInfo]

YouTube

Com anos (décadas?) de atraso, o YouTube anunciou que vai adotar a metáfora de @nomes. Até 14 de novembro, todo mundo terá uma arroba para chamar de sua na plataforma. [Núcleo]

A página de estatísticas do aplicativo YouTube Studio ganhou uma repaginada. [@creatorinside/YouTube]

Outras

A Microsoft anunciou o Designer, espécie de clone do Canva super integrado às suas tecnologias e com um tempero extra: geração de imagens por inteligência artificial via DALL-E 2. [ZDnet]

Startups de metaverso, como Decentraland e The Sandbox, têm pouquíssimos usuários diários a despeito de valuations bilionários. Algo a ser considerado antes de abrir uma “loja no metaverso”. [Núcleo]

Receba nossas newsletters e traga felicidade para sua vida.

Não perca nada: você vai receber as newsletters Garimpo (memes e atualidades), Polígono (curadoria de ciência nas redes sociais) e Prensadão (resumo semanal de tudo o que o Núcleo fez). É fácil de receber e fácil de gerenciar!
Show de bola! Verifique sua caixa de entrada e clique no link para confirmar sua inscrição.
Erro! Por favor, insira um endereço de email válido!