Resposta na íntegra da Mynd8 e Banca Digital sobre rede de perfis de fofoca que lucra com publis e pauta a internet

"A Banca Digital administra as publicidades que rodam nos perfis e não tem qualquer interferência, ou mesmo informações, sobre os conteúdos editoriais postados", disse a empresa.

O Núcleo, em parceria com o Aos Fatos, publicou nesta segunda-feira (25.jul.2022) uma reportagem sobre o funcionamento da Banca Digital, braço de marketing de influência da empresa Mynd8.

Perfis de fofoca lucram com publis e pauta a internet
Com 73 milhões de seguidores, páginas agenciadas pela Banca Digital, da Mynd8, vão além de posts sobre celebridades e têm indícios de coordenação, revela levantamento exclusivo

O contato com a assessoria de imprensa da empresa aconteceu por e-mail em 15.jul.2022 e a resposta veio dia 20.jul.2022. Veja abaixo a íntegra:

1. A Mynd administra centenas de perfis nas redes sociais, de artistas a perfis que falam sobre entretenimento. Como isso funciona? As páginas têm administradores em comum ou algum outro tipo de relação entre si?

Ainda que a Banca Digital seja um projeto integrado à Mynd, a empresa não administra editorialmente os perfis da agência. Seu escopo está pautado apenas na comercialização de espaços junto ao mercado publicitário, não tendo qualquer tipo de interferência no conteúdo que será produzido.

A Banca conta, hoje, com um time comercial completo, ficando à frente de todas as negociações publicitárias junto aos perfis, porém sem interferência editorial. Cada página possui um dono, que cuida de toda a parte de conteúdo e equipe e define sua linha de comunicação.

2. O que é a "Banca Digital" da Mynd? Quantas e quais são as páginas agenciadas?

A Banca Digital é uma agência especializada em marketing de influência, que comporta em seu casting toda a parte de agenciamento publicitário dos 37 maiores perfis de entretenimento do Instagram e do Twitter, que contam, hoje, com um alcance único de mais de 73 milhões de seguidores.

3. Como é o processo para a contratação de publis nos perfis de entretenimento? No dia 10 de junho, nove perfis no Instagram administrados pela Mynd (alfinetei, soueunavida, ginaindelicada, letsgossip,  fofoquei, centraldafama, babados, subcelebrities e rainhamatos) publicaram um publi da Ambev com a Ana Maria Braga em um intervalo de três horas. O interessado precisa necessariamente contratar mais de um perfil da Mynd para a publi?

O time comercial da Banca Digital, à frente da administração e alinhamento de oportunidades publicitárias junto aos perfis, fica responsável por entender os principais objetivos de cada campanha, para definir, junto ao time de criação, os perfis que podem integrar a ação e por meio de quais formatos e conteúdos. Quanto à contratação dos perfis, é um formato modulável, pois existe tanto a possibilidade de plugar apenas um como vários. Tudo depende dos objetivos que cada marca apresenta acerca do desejo de amplificação das campanhas.

4. No dia 9 de junho, os perfis rainhamatos e vemebuscarhebe publicaram posts parecidos entre si sobre o ex-presidente Lula (PT). Em 6 de junho, os perfis babados, choquei e centraldafama publicaram posts semelhantes sobre críticas do pré-candidato Ciro Gomes (PDT) ao presidente Jair Bolsonaro (PL). Existe alguma orientação específica em relação aos presidenciáveis?

A Banca Digital administra as publicidades que rodam nos perfis e não tem qualquer interferência, ou mesmo informações, sobre os conteúdos editoriais postados. É comum notícias relevantes estarem em vários veículos de comunicação. Há anos, isso acontece. Não seria diferente em conteúdos do Instagram, que trazem assuntos que estão sendo falados no ambiente digital. Cada perfil é independente e possui um dono e uma equipe, não existindo qualquer integração e interferência entre eles em relação à linha editorial.

A Banca Digital preza pela ética e verdade em todos os seus projetos e conta, hoje, com um Head de Jornalismo em sua equipe, que fica responsável por trazer insights para a produção de conteúdo das páginas, evitando principalmente a associação com fake news, porém sem interferir no processo editorial dos perfis. Cada página possui identidade e comunicação próprias, pautadas em factuais alinhados aos interesses de cada audiência.

5. Artistas agenciados pela Mynd são assunto de postagens em perfis de entretenimento administrados pela empresa. Há alguma orientação sobre conteúdos que tratem de outros perfis ou artistas agenciados?

Não, a Mynd não interfere editorialmente nos perfis da Banca Digital e não faz qualquer tipo de orientação em relação às postagens que dizem respeito a outros agenciados da empresa. Eles são livres para publicarem o que acharem pertinente. A Mynd tem 450 agenciados, entre os maiores perfis de influenciadores do Brasil, então é natural e bastante comum que todos estejam com frequência em notícias não só da Banca, mas também de outros veículos de comunicação, revistas, televisão, programas, séries, pois são influenciadores de grande relevância.

6. Apuramos que 24 páginas da Mynd realizaram postagens em comum ou repetidas, em alguns casos com poucos minutos ou até segundos de diferença, na semana do dia 5 a 12 de junho. Há alguma coordenação de postagens entre as páginas?

Reiterando, as páginas não são da Mynd como colocado na pergunta. A Mynd administra o comercial e a publicidade das páginas, sendo uma relação com marcas exclusivamente. Cada perfil é uma “revista digital”, e é extremamente comum que uma notícia relevante esteja em todos eles, assim como certamente a mesma notícia está nos portais (terra, UOL, globo.com) e TTs do Twitter. Os perfis não coordenam entre si nenhuma notícia, assim como também não coordenam com portais, canais de televisão ou qualquer outro veículo.

A notícia que cada um posta é selecionada pela sua relevância, principalmente no ambiente digital, e comumente fala de pessoas e fatos. O caso do Luva de Pedreiro, por exemplo, não só saiu ao mesmo tempo em todos os perfis, como também nos portais e em todos os programas de televisão. É extremamente normal que veículos de notícias e entretenimento publiquem o mesmo fato. Cada um da sua forma e para a sua audiência.

7. A cantora Luísa Sonza, agenciada pela Mynd, recentemente disse que está perdendo contratos por conta de manifestações políticas. No dia 9 de junho, o assunto apareceu em posts de cinco perfis administrados pela Mynd (cutucadas, otariano, vemebuscarhebe, fofoquei e babados). Existe alguma orientação para os perfis em relação a postagens sobre eleições e política?

A Luísa Sonza não disse que perdeu contratos. Ela disse que sua agência, no caso a Mynd, comentou com ela que algumas marcas pedem para que os artistas não se posicionem politicamente. Como uma mulher independente e de opinião, a própria Luísa ficou indignada e comentou o fato no Twitter. A Luísa é uma das maiores artistas do país, gigante no mundo digital e está sempre sendo noticiada por diversos perfis, programas de televisão, portais e revistas em geral. Como uma das maiores personalidades do ambiente digital, é comum que qualquer tipo de comentário dela viralize, o que foi mais um dos casos, que já  acontece há anos na carreira dela. Esse não é o primeiro e nem será o último fato noticiado sobre ela, que, assim como outros diversos influenciadores, está sempre nas principais notícias do digital no país. Seu comentário não só foi replicado em inúmeros perfis, mas também em jornais, portais e diversos veículos.

Como falei, não existe qualquer interferência no conteúdo editorial dos perfis e em nenhum veículo de comunicação do mercado brasileiro. A Mynd comercializa propaganda nos perfis da Banca Digital, exclusivamente isso.

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