Debate e "pintou um clima" aquecem redes sociais

Vídeo em que Bolsonaro insinuou prostituição infantil e debate pautaram as redes no fim de semana
Debate e "pintou um clima" aquecem redes sociais
Arte: Rodolfo Almeida
Receba nossas newsletters de graça
Show de bola! Verifique sua caixa de entrada e clique no link para confirmar sua inscrição.
Erro! Por favor, insira um endereço de email válido!

O noticiário  político do fim de semana aqueceu as redes sociais. A menos de duas semanas do segundo turno, um vídeo em que o presidente e candidato à reeleição Jair Bolsonaro (PL) insinuou prostituição infantil após encontrar venezuelanas em projeto social pautou as redes até pouco antes do início do debate, na noite de domingo (16.out).

O ISP, índice criado pelo Núcleo para medir a temperatura das redes de políticos, chegou a 90, em uma escala de 0 a 100, durante o evento. O índice ficou menor do que a nota máxima (100) alcançada nos dias 28 e 29 de agosto, durante o primeiro debate presidencial na TV Bandeirantes seguidos de entrevistas de candidatos ao Jornal Nacional no primeiro turno das eleições.

Debates ferveram atividade de políticos nas redes sociais
O ISP, índice criado pelo Núcleo para medir a temperatura das redes de políticos, está em seu maior patamar sustentado desde o começo da série histórica, iniciada em abr.2021

COMO FOI O DEBATE NAS REDES

A repercussão do primeiro debate do segundo turno da corrida eleitoral à Presidência - realizado por Band, CNN, UOL, Folha de S.Paulo e TV Cultura - colou mais no Twitter do que nas outras redes sociais.

Segundo o Political Pulse BR, ferramenta do Núcleo que monitora os principais assuntos nas redes sociais de políticos, os cinco assuntos mais falados nas últimas 24 horas tinham relação com a declaração de Bolsonaro. Os termos mais usados foram: BOLSONARO PEDÓFILO, PEDÓFILO PERVERTIDO, PERVERTIDO TARADO, CRIANÇAS BOLSONARO e TARADO PEDOFILIA.

Gráfico Interativo

Monitoramento em tempo real do Twitter durante o debate apontou que das 20h (início do debate) à meia-noite, os temas mais comentadosna rede foram: corrupção, educação, economia, questão ambiental e violência.

De acordo com o Twitter, foi a primeira vez em que a questão ambiental chegou à lista dos cinco temas mais comentados na rede durante um debate. O tema entrou em pauta quando os dois candidatos foram questionados sobre o desmatamento na Amazônia.

Monitoramento Political Pulse BR/Núcleo Jornalismo

Entenda o que rolou

"Pintou um clima". Em entrevista ao podcast Paparazzo Rubro-Negro na sexta-feira (14.out), Bolsonaro disse que “pintou um clima” entre ele e meninas venezuelanas de 14 e 15 anos que, segundo ele, estavam “arrumadas para ganhar a vida”, uma insinuação de que elas estariam se prostituindo. O UOL falou com uma das venezuelanas, que afirmou que a casa abrigava uma ação social.

  • Nas redes, como mostrou o Garimpo, Bolsonaro foi chamado de asqueroso e pervertido, e usuários indagaram o que pais e mães de meninas nessa idade sentem quando uma pessoa de 67 anos, como é o caso de Bolsonaro, faz uma declaração dessas.

Munição para campanha adversária: A campanha de Lula viu uma janela de oportunidade e passou a usar o trecho do vídeo em que Bolsonaro fala que "pintou um clima" como munição. A declaração apareceu dentro de um vídeo de 30 segundos publicado nas redes de Lula.

Outros dois importantes nomes da campanha petista, a presidente nacional do partido Gleisi Hoffmann e o senador Randolfe Rodrigues (Rede-AP) também publicaram sobre o vídeo em suas redes.

TSE reage: No domingo, pouco antes do início do debate, o presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) Alexandre de Moraes concedeu uma liminar do PL que alegava que o PT estaria fazendo propaganda eleitoral irregular e tirando a declaração de Bolsonaro de contexto.

Moraes determinou a remoção do vídeo de todas as redes sociais e mencionou o post de Gleisi na decisão, afirmando que o post fazia "uso de recortes e encadeamentos inexistentes de falas gravemente descontextualizadas do Representante, com o intuito de induzir o eleitorado negativamente".

Youtube age: Mas o vídeo original da entrevista de Bolsonaro já havia sido removido pelo Youtube no meio da tarde de domingo por conter uma informação falsa sobre a COVID-19. Bolsonaro afirmou que nenhuma criança morreu de COVID no Brasil, o que não é verdade.

Anúncio da campanha de Bolsonaro impulsionado na plataforma Google/Reprodução

Pesou o clima. A declaração de Bolsonaro gerou preocupação para a campanha bolsonarista. Na madrugada de sábado para domingo, o presidente fez uma live em que acusou o PT de explorar sua declaração fora de contexto, mas ele próprio não esclareceu o porquê de ter usado "pintou um clima" e nem se levou sua preocupação sobre prostituição infantil às autoridades.

Também na calada da noite de sábado (15.out), a campanha impulsionou 3 anúncios 3 anúncios no Google com o título "Bolsonaro não é pedófilo". As peças custaram R$180 mil à campanha do presidente.

Grupos bolsonaristas de Telegram monitorados pelo Núcleo registraram 336 mensagens com a palavra "pedofilia", ultrapassando 1,4 milhão de visualizações. As menções tiveram um pico no sábado, somando pelo menos 649 mil visualizações. No domingo, a conversa perdeu um pouco de força, mas ainda assim registrou 331 mil visualizações.

  • Como comparação, o termo "petrolão", tema que foi foco de Bolsonaro no debate, apareceu em apenas 66 mensagens.

Reportagem Laís Martins e Julianna Granjeia
Arte Rodolfo Almeida
Edição Alexandre Orrico

Receba nossas newsletters e traga felicidade para sua vida.

Não perca nada: você vai receber as newsletters Garimpo (memes e atualidades), Polígono (curadoria de ciência nas redes sociais) e Prensadão (resumo semanal de tudo o que o Núcleo fez). É fácil de receber e fácil de gerenciar!
Show de bola! Verifique sua caixa de entrada e clique no link para confirmar sua inscrição.
Erro! Por favor, insira um endereço de email válido!