Cadastre-se gratuitamente nas nossas newsletters

Uma das principais mudanças que Elon Musk implementou no Twitter desde que assumiu o controle da rede social, no fim de out.2022, foi a ampliação do programa de assinaturas Twitter Blue. Entre as principais vantagens alardeadas estão o selo de verificação (com a promessa de trazer notoriedade à conta), a edição de tweets e menos anúncios na timeline.

Trabalho como coordenadora de redes sociais há mais ou menos seis anos e pensei que seria uma experiência legal adquirir o plano pago e avaliar se valeria a pena esse serviço.

O veredito final é que não vale a pena. Abaixo, comento as principais vantagens e desvantagens de cada benefício do Twitter Blue.

💰
Os valores da assinatura são diferentes para quem assina pelo aplicativo de celular e pelo navegador. Pelo navegador, o valor mensal é de R$42. Já pelo aplicativo, tanto Android como iOS, o valor mensal é de R$60 – mais caro por conta da comissão das lojas de apps.

SELO DE VERIFICAÇÃO. Após o pagamento, a conta passa por uma revisão da plataforma, que averigua se você tem e-mail e celular autenticados. Em menos de uma semana, o selo azul já estava ao lado do meu nome na minha conta.

Recebi muitas mensagens me parabenizando pelo feito (mal eles sabiam que eu tinha pago pelo selo…).

É bonito? É. Você se acha relevante? Acha. Mas é só ilusão, afinal você está pagando para ganhar uma notoriedade que você mesmo acha que tem. Enfim, a hipocrisia…

MENOS ANÚNCIOS. Talvez a melhor vantagem de assinar o Twitter Blue. Realmente a quantidade de anúncios na minha timeline diminuiu bem. Ponto pro Elon nessa!

A promessa é ter 50% menos anúncios na timeline. Admito que já senti uma diminuição do número de anúncios, apesar da ferramenta informar que essa função só estará disponível mais para frente.

EDIÇÃO DE TWEETS. Ah… O sonho de muitos social media (inclusive o meu)! Em dois meses de uso da plataforma, acreditem, não editei nenhum tweet.

Além disso, parece que os tweets levam muito mais tempo para serem enviados. Uma bolinha fica girando eternamente até enviar a postagem. Isso não parece acontecer em contas que não estão no Twitter Blue.

OUTRAS FUNCIONALIDADES. Um detalhe importante é notar que outras funcionalidades do Twitter Blue ainda não estão disponíveis (mesmo você já pagando por elas).

Segundo a plataforma, os tweets de usuários verificados são priorizados, dando destaque para menções e buscas. O objetivo é o combate de fraude e spams. Aguardemos.

Uma novidade que já está disponível é publicar vídeos mais longos. Seguindo o movimento de outras redes sociais, agora o Twitter permite que você publique vídeos de até 60 minutos de duração.

Twitter Blue

ENFIM, VALE A PENA? O veredicto é: não vale. Além do valor ser alto, o propósito do selo de verificação se perdeu quando você passou a pagar por ele. Não é como se a plataforma reconhecesse a sua credibilidade.

* Milena Giacomini é coordenadora de redes sociais na iniciativa de jornalismo ambiental ((o))eco e leitora do Núcleo. Ela se dispôs a escrever para nós após publicar sobre o assunto em nossa comunidade no Discord, o NúcleoHub.

Edição Sérgio Spagnuolo
Twitter/X
Venha para o NúcleoHub, nossa comunidade no Discord.