Guia para excluir seu perfil no Twitter com segurança

Excluir o perfil no Twitter não é tão simples quanto foi criá-lo.

A nova gestão alucinada do Twitter tem feito muita gente procurar substitutos, do Mastodon ao Koo, e, em alguns casos, excluir o perfil na rede de Elon Musk.

Se você está pensando em excluir seu perfil, é bom se planejar e saber alguns detalhes de antemão. Para facilitar sua vida, preparamos um guia de despedida do Twitter.

BACKUP. Antes de qualquer coisa, se o seu histórico, DMs e conexões tiverem alguma importância, faça um backup.

A ajuda do Twitter explica o procedimento. Note que há um intervalo entre a solicitação e a disponibilização do backup da sua conta. Com as deficiências técnicas e de pessoal no Twitter, a demora no momento é meio imprevisível.

DESATIVAÇÃO. A exclusão do perfil não é imediata. Antes disso, o Twitter impõe um período probatório que chama de “desativação”.

Após desativar seu perfil (veja como fazer), ele some imediatamente — sua @rroba não é mais encontrada por outros usuários. Só que se você tentar logar no seu perfil dentro de 30 dias a partir da desativação, ele é restaurado.

Se em 30 dias você não logar, a desativação se transforma em exclusão e você perde o perfil para sempre.

NOME DE USUÁRIO. Algumas pessoas têm preferido abandonar o perfil em vez de excluí-lo.

Motivo? Depois que um perfil é excluído, o @nomedeusuário volta a ser disponibilizado para qualquer um no Twitter. Diz a ajuda do Twitter:

Assim que sua conta for excluída depois da janela de desativação de 30 dias, seu nome de usuário estará disponível para registro por outras contas do Twitter.

Se você tem um perfil reconhecido e atrelado à sua identidade (que as pessoas sabem que é seu), não é boa ideia deixá-lo à mercê de qualquer um.

Saiba como baixar seus dados no Twitter
Quer você fique ou saia do Twitter, convém baixar os dados que a rede detém sobre você

EXCLUIR POSTS. Antes de abandonar o barco sem excluir seu perfil, uma boa medida de higiene digital talvez seja excluir seus posts e mensagens diretas.

Não existe uma maneira oficial de excluir posts e mensagens em lote. Dá para fazer isso “no braço”? Sim, mas a depender do seu histórico, é um trabalho muito demorado.

Existem, porém, ferramentas de terceiros que automatizam a exclusão. É preciso cuidado; muitas delas são, na realidade, iscas para golpes.

Uma das confiáveis é o Semiphemeral.

Tenha em mente, ainda, que os sistemas do Twitter já não eram confiáveis mesmo antes de Musk assumir o controle da empresa.

Em relação às mensagens diretas (DMs), ex-funcionários do Twitter disseram à reportagem da NBC News que elas só são excluídas de fato se todas as partes envolvidas numa conversa excluírem-nas. E, mesmo assim, a remoção do material dos servidores do Twitter pode levar dias ou até semanas.

Pieter “Mudge” Zatko, ex-responsável pela segurança do Twitter e que vazou informações preocupantes após ser demitido pelo ex-CEO Parag Agrawal, acusa a empresa de ser incapaz de honrar pedidos de exclusão de dados.

Em depoimento ao Senado norte-americano, Mudge disse que:

“Na época em que trabalhava [no Twitter], não era possível ao Twitter obedecer pedidos para que os dados de usuário fossem excluídos.”

Receba nossas newsletters e traga felicidade para sua vida.

Não perca nada: você vai receber as newsletters Garimpo (memes e atualidades), Polígono (curadoria de ciência nas redes sociais) e Prensadão (resumo semanal de tudo o que o Núcleo fez). É fácil de receber e fácil de gerenciar!
Show de bola! Verifique sua caixa de entrada e clique no link para confirmar sua inscrição.
Erro! Por favor, insira um endereço de email válido!